Início Brasil e Mundo Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica

Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica

1046
0
Foto/divulgação: UNESP
Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) que tem como objetivo estimular os estudantes do ensino fundamental, médio e técnico a trabalhar em equipe para construir robôs e programá-los. O prazo de inscrição encerra em 30 de maio.
Nesta edição, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é a instituição responsável pela coordenação da OBR em nível nacional, representada por professores dos Departamentos de Engenharia Mecânica e de Engenharia Elétrica.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente na competição, que é composta por duas modalidades: teórica e prática. No caso da modalidade prática, cada equipe pode ser composta por, no mínimo, dois competidores e, no máximo, quatro. Os robôs desenvolvidos devem ter a capacidade de enfrentar sozinhos vários obstáculos e desafios em uma pista de competição feita de madeira.
Para se inscrever, o professor ou técnico das equipes deve cadastrar os participantes no sistema Olimpo pelo site www.obr.org.br, onde também está disponível o manual de inscrições.
As equipes que obtiverem a melhor classificação nas etapas regionais seguem para disputar a fase estadual da OBR. E quem obtiver bons resultados na estadual vai competir na final nacional, que será realizada de 7 a 10 de novembro em Curitiba.
Já na modalidade teórica, os alunos não precisam ter conhecimento específico de robótica e, na primeira fase, as provas são realizadas na própria escola de cada estudante inscrito. As questões são elaboradas por uma comissão de professores e todas estão relacionadas à resolução de problemas práticos do dia a dia, aliando conteúdos do ensino fundamental e médio com a robótica.
Para mais informações e inscrições acesse o site http://www.obr.org.br/.
Também participam da organização nacional o Colégio Técnico de Campinas, o Centro Universitário FEI, a Universidade Federal de São João Del-Rei, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), o Sesi-São Paulo, a Sociedade Brasileira de Computação, a RoboCup, a Mostra Nacional de Robótica e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
A OBR conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de diversas instituições em todo o Brasil. Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará.