Início Notícias Guará Alunos da Unesp – Pedágio da via Dutra recebe sistema de captação...

Alunos da Unesp – Pedágio da via Dutra recebe sistema de captação de água de chuva

226
0
Elaborado por alunos de Engenharia da UNESP de Guaratinguetá (SP), projeto foi inaugurado nesta quinta (28), na praça de pedágio localizada em Moreira César (SP). (Foto: Tales Mendes/CCR)

A CCR NovaDutra inaugurou nesta quinta-feira (28), às 10h30, o sistema de captação de água de chuva desenvolvido por alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da UNESP de Guaratinguetá (SP). Resultado do Concurso de Captação Inteligente de Água de Chuva promovido pela Concessionária, em parceria com a universidade, o projeto foi executado pela área de Obras da CCR NovaDutra, na praça de pedágio de Moreira César, localizada no km 88 da rodovia, em Pindamonhangaba (SP).

Trinta alunos dos cursos de Engenharia da UNESP participaram da competição, seis projetos foram idealizados e um deles foi eleito o grande vencedor, após avaliação da aplicabilidade de cada projeto. “Quando lançamos o concurso, em 2015, nossa intenção era de fomentar ações em benefício ao meio ambiente e à sociedade que margeia a rodovia Presidente Dutra, oferecendo, ao mesmo tempo, um desafio para os futuros engenheiros e uma oportunidade de deixar um legado para a sociedade”, ressalta a gestora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CCR NovaDutra, Carla Fornasaro.

Elaborado pelos alunos André Marinho, Caio dos Santos, Rafael Darwin Valente, Fernando Leite e Samuel Guarnieri, o projeto vencedor vai permitir a economia mensal de 25 a 30% de água no pedágio de Moreira César. “Colocando o projeto em prática, estamos encerrando um ciclo positivo, que permitiu despertar a sustentabilidade individual e coletiva, uma preocupação constante da Concessionária”, conclui Fornasaro. Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará.