Início Notícias Guará Campanha de vacinação é prorrogada e pessoas com outra faixa etária poderão...

Campanha de vacinação é prorrogada e pessoas com outra faixa etária poderão se vacinar

165
0
Imagem: Agência Brasil

A campanha de vacinação contra a gripe, que encerraria nesta sexta-feira (22), foi prorrogada pela terceira vez em Guaratinguetá e segue até alcançar a meta de vacinação, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Estado de São Paulo. Ações continuam a partir do dia 25; mais de 9,9 milhões de paulistas já foram vacinados.

Em Guaratinguetá, cerca de 64% das pessoas que estão enquadradas nos grupos prioritários foram vacinadas. Tendo em vista que, somente 36% das crianças de 06 meses a 05 anos foram imunizadas até o presente momento. Com isso, a partir da próxima segunda-feira, dia 25, Guaratinguetá e demais municípios também poderão disponibilizar a vacina para pessoas com idade de 50 a 59 anos e crianças de 5 a 9 anos, a depender da disponibilidade de doses.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo ampliou a vacinação contra a gripe em SP. Seguindo diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde, a vacinação continuará disponível enquanto os municípios tiverem doses. A finalidade é que os grupos prioritários continuem se vacinando, ampliando a proteção da população contra a doença.

No Estado de São Paulo, a meta é vacinar 10,7 milhões de pessoas contra o vírus Influenza e até o momento mais de 9,9 milhões de paulistas já estão imunizados. Grupos prioritários como idosos, puérperas, professores e indígenas já ultrapassaram a meta de 90% de vacinados. Já crianças e gestantes ainda apresentam cobertura vacinal de 58,3% e 59,1%, respectivamente. Ainda é preciso vacinar cerca de 950 mil crianças e 170 mil grávidas.

“Grávidas e pais que ainda não levaram seus filhos para vacinar devem aproveitar a continuidade das ações de vacinação. Para esses grupos, tomar a vacina é especialmente importante para evitar complicações futuras, como pneumonia e internações hospitalares”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato. “A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, explica.

Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2018 irá prevenir a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

A vacina contra gripe é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria, que neste ano disponibilizou 60 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo –  Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará.