Início Dia a Dia Evento Competição entre jovens videomakers. Escolha seu preferido!

Competição entre jovens videomakers. Escolha seu preferido!

1333
0
VIDEOM
Imagem ilustrativa extraída tutano.com
Pesquisadores da University of Birmingham, do Reino Unido, e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) promovem o Food-Water-Energy Challenge um concurso de vídeos produzidos por crianças e jovens de 10 a 25 anos de idade sobre o tema “Alimentação, água e energia na minha vida cotidiana”.
O concurso está na fase de votação dos vídeos recebidos. Foram recebidas contribuições do Brasil, UK, Singapura e Índia. Foram selecionados dez vídeos para serem submetidos à votação pública – o vídeo com maior número de “likes” à meia noite da segunda-feira 24 de Abril será o vencedor pela votação do público.
Para votar, pode-se acessar o link do YouTube:  https://www.youtube.com/channel/UC_D2l8t-U8bEPXlvDkvapZQ
O projeto
O Food-Water-Energy Challenge integra o projeto (Re)Connect the Nexus, realizado pelos pesquisadores com o apoio da FAPESP e do Conselho de Pesquisa em Economia e Ciências Sociais do Reino Unido (ESRC) e selecionado em 2015 na chamada de propostas Healthy Urban Living and the Social Science of the Food-Water-Energy Nexus envolvendo o Newton Fund, FAPESP e ESRC. O objetivo é investigar a compreensão dos jovens sobre as relações entre o consumo de alimentos, água e energia no Brasil e no mundo.
“O nexo de que tratamos é o que há entre o uso de energia, água e alimentos no mundo. O que pretendemos é avaliar como pode ocorrer entre os jovens a percepção de que o consumo de alimentos tem impacto no uso da água e na produção de energia e vice-versa, numa cadeia interligada que precisa ser compreendida para que alcancemos o ideal do seu uso sustentável”, conta José Antônio Perrella Balestieri, da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Guaratinguetá, coordenador do projeto junto com Peter Kraftl, da Universidade de Birmingham.
“Os jovens representam 42% da população brasileira e desempenham um papel crucial na garantia de alimentos, água e energia no país. Nós queremos conectar esses jovens brasileiros com o resto do mundo. Esperamos que a competição os inspire a produzir vídeos que irão despertar debates sobre a relação entre alimento, água e energia. Queremos ver crianças e jovens em todo o mundo juntos para resolver os problemas enfrentados pelo Brasil”, diz Peter Kraftl, diretor da School of Geography, Earth and Environmental Sciences da University of Birmingham.
As pesquisas de Birmingham com a Unesp contam ainda com a colaboração da University of Leicester e da University of Northampton, ambas da Inglaterra.
informações: www.foodwaterenergynexus.com/Competition
Divulgação:Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp. Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará