Início Notícias Criança morre em unidade hospitalar após ser picada por escorpião em Aparecida

Criança morre em unidade hospitalar após ser picada por escorpião em Aparecida

590
0

Uma criança, de 1 ano e 3 meses, morreu na noite desta terça-feira (8) por volta das 20h, na Santa Casa de Aparecida. A menina teria sido picada por escorpião, no bairro Ponte Alta e conduzida ao hospital.

De acordo com informações da família, Maria Júlia foi levada para unidade hospitalar após ser picada pelo escorpião, mas ao chegar no pronto atendimento não tinha o soro antiescorpiônico que é fornecido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo aos municípios.

Comunicado da Secretaria de Saúde 

A Secretaria de Saúde de Aparecida lamenta profundamente o falecimento de uma criança supostamente picada por um escorpião e vem a público esclarecer os fatos.

De acordo com os registros do Pronto Atendimento, a criança deu entrada no PA desacordada em estado gravíssimo por volta das 20h. A mãe relatou que a filha havia sido picado por um escorpião por volta das 18h. 
Diante do quadro da criança que apresentou parada cardiopulmonar, foi realizado todo atendimento emergencial com manobra de respiração.

A equipe médica também realizou procedimentos de bloqueio para dor e veneno de possível picada, mesmo não encontrando na criança durante o exame clínico e físico sinal de picada de bicho peçonhento. 

Infelizmente, o quadro de parada cardiopulmonar evoluiu rapidamente, o que de acordo com protocolo médico, impedia o corpo clínico de realizar qualquer tipo de remoção.

Mesmo com a realização de todos os procedimentos pela equipe médica de emergência, a criança que já chegou à unidade em estado gravíssimo, veio a óbito.

A Secretaria de Saúde de Aparecida informa ainda que, por decisão do Estado, há mais de um ano Guaratinguetá passou ser referência para nossa microrregião quanto ao abastecimento de soro anti-bichos peçonhentos.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará