Início Artigos Crise econômica passa longe do segmento de festas infantis

Crise econômica passa longe do segmento de festas infantis

3012
0
mara
Foto: Amorim decorações
Quem é que não gosta de uma festa infantil? Pode ser uma festa em família, com algumas comidinhas gostosas, um bolinho simples e aquele brigadeiro caseiro ou mesmo festas extravagantes, luxuosas, regada a muita comida, bebida, brincadeira e decorações perfeitas.
Não é à toa que o segmento de festas infantis não para de crescer. Em 2015, o setor cresceu em média 30% (dados do Sebrae), movimentando quase R$ 17 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Eventos Sociais (ABRAFESTA).
Maria Lúcia de Paiva, docente da área de eventos do Senac Taubaté, explica que hoje um dos principais atrativos dos espaços e buffets é saber atuar de acordo com o público que está trabalhando. “O diálogo com o cliente é essencial para fazer um trabalho personalizado”, conta Maria Lúcia.
Um evento cada vez mais personalizado e diversificado traz ao aniversariante e convidados uma atmosfera de sonho, tornando a festa um momento inesquecível.
O custo de uma festa infantil pode variar bastante, dependendo do modelo de festa escolhida. Algumas empresas trabalham com tabelas e formatações de cardápios e preços fixos, sem buscar uma customização da festa. Já outras empresas têm valores diferenciados, valorizando a sustentabilidade, alimentos saudáveis.
Uma festa em casa pode reduzir ainda mais o custo. Além do espaço que você deixa de pagar, é possível contar com uma organizadora de eventos que irá buscar profissionais com valores mais acessíveis sem perder a qualidade. “É claro que dependendo da festa, o evento não ficará necessariamente mais barata, mas uma festa em casa trará ainda maior satisfação aos familiares, além de poder ser muito mais incrementada”, diz Maria Lúcia.
Confira mais algumas observações da docente do Senac Taubaté:
São essenciais para uma festa infantil…
“Além de um espaço adequado, que não ofereça riscos à criança, é importante levar em consideração uma alimentação adequada e saudável, o espaço para recreação, e uma bela mesa de bolo e doces. Também é ideal que não falte um bom fotógrafo ou profissional para filmagem para registrar os momentos”.
Principais erros a serem evitados
“Nunca escolha um espaço que não dê liberdade à criança. Em alguns locais, os espaços são tão pequenos e querem colocar tantas atrações que não há espaço para as crianças brincarem e os convidados transitarem, ou seja, fica todo mundo incomodado”.
A docente também pede cuidado com as bebidas: devem ser oferecidas várias opções e nunca devem ser servidas quente.
É um mercado bom para se empreender?
“Altamente interessante e com bom retorno. Segundo dados de pesquisa, o interior é a melhor opção para quem busca empreender neste ramo. A capital de São Paulo já está bastante saturada, mas o mercado ainda pensa em alternativas mais customizadas para as festas”.
Está interessado? Saiba por onde começar
“Iniciar sempre por um bom Plano de Negócio, pesquisar regiões, público alvo, espaços ou terrenos onde possa consolidar seu negócio.
Qual seria o investimento inicial?
Se você for construir seu próprio espaço, pode iniciar com um galpão para locação e, aos poucos estruturar o lugar.
Em caso de pouco dinheiro e muita criatividade, é possível começar como uma assessoria de eventos, ou seja, contar com bons parceiros e somente montar os eventos que podem ser em casa, restaurantes, salões, entre outros.
Tendências
Com a abertura de muitos buffets sempre com o mesmo tipo de atração e linguagem cênica, as festas personalizadas estão em alta e não é só em festas infantis; busca-se para casamentos, eventos empresariais, entre muitos outros. As festas personalizadas trabalham com mesas bem-dispostas, repletas de detalhes que complementam o tema, deixando a festa ainda mais original. Mas é importante lembrar que os buffets também podem optar por eventos personalizados.
Outra tendência que vem crescendo muito com as festas personalizadas é a de papelaria em eventos. Esta área elabora todo o material, como convites, enfeites e lembranças personalizadas. Outro exemplo é a de gastronomia ou culinária, que também pode ser personalizada de acordo com o tema escolhido para a festa.
Divulgação: KMS. Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará