Início Artigos Depressão, anorexia e bulimia causada pelo bullying

Depressão, anorexia e bulimia causada pelo bullying

1140
0
bullyng
Imagem ilustrativa extraída do portais.unipampa.edu.br
Depressão
Muito além de ser somente uma tristeza, fraqueza ou baixo astral, a depressão é uma doença que afeta humor, pensamentos, saúde e comportamento. A tristeza persistente, ansiedade ou “vazio”, culpa, inutilidade, desamparo, insônia ou excesso de sono, perda ou aumento de peso, fadiga, desânimo, irritabilidade, inquietação, dificuldade de concentração e tomada de decisão, desesperança e pessimismo, perda de interesse por coisas que antes despertavam prazer, ideias ou tentativas de suicídios, são os sintomas mais frequentes da depressão.
Depois de muito tempo ignorada a depressão em crianças e adolescentes, atualmente assume um alto nível de incidência na comunidade escolar, visto que os números de suicídios desta faixa etária vêm crescendo significativamente. Devemos ficar de olhos bem abertos quando os jovens deixam de levar uma vida considerada normal, visto que por trás de irritabilidade, baixo desempenho escolar e dificuldades, podem estar às práticas de bullying.
Anorexia e Bulimia
A anorexia nervosa é um transtorno alimentar evidenciada pelo descabido e inexplicável pavor que uma pessoa tem de ficar gorda e com grave distorção da autoimagem, ou seja, mesmo que a pessoa esteja demasiadamente magra, ainda vai se achar acima do peso e longe dos padrões exigidos pela sociedade. Para conseguir chegar ao resultado esperado, esta pessoa se submete a rigorosos regimes alimentares. Trata-se de uma grave doença que, na falta de autodomínio, pode levar a morte, levando em consideração o fato de a anoréxica possivelmente estar desnutrida, desidratada e com outras complicações clínicas.
Nos casos de bulimia nervosa, acontece a ingestão demasiada e compulsiva dos alimentos que na maioria das vezes são altamente calóricos e seguidos de culpa, na tentativa de expulsar estes alimentos, a bulímica busca alternativas como vômitos autoinduzidos repetido ao longo do dia, uso abusivo de diuréticos, laxantes, excesso de atividades físicas e jejuns muito longos. Para um bulímico, as atitudes compulsivas alimentares e punitivas fogem do seu controle.
Tanto a anorexia quanto a bulimia são patologias que devem ter diagnóstico e tratamento precoce, contudo, podemos dizer que a sociedade influencia fortemente a formação da autoimagem, estabelecendo a estética apreciável na atualidade. O que precisa ficar claro principalmente para as meninas, é que, na adolescência, todos passam pelas primeiras transformações fisiológicas e, estas mudanças podem trazer aumento do peso, o que não quer dizer que esteja acima do peso pretendido, porém, é assim que muitos sofrem sendo pressionados por familiares e amigos.
Agora que ficou mais claro sobre o assunto, deixo a seguinte pergunta: Você já procurou orientação ideal?

fabiana-atual

Texto extraído do www.portaleducacao.com.br. Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará