Início Notícias Detentos de Potim recebem óculos gratuitos durante Semana Oftalmológica

Detentos de Potim recebem óculos gratuitos durante Semana Oftalmológica

269
0
Foto/Divulgação: SAP

Presos da Penitenciária “AEVP Jair Guimarães de Lima” de Potim receberão uma equipe de médicos oftalmologistas e óculos gratuitos durante a primeira edição da Semana Oftalmológica, que tem ações com os sentenciados nos dias 4, 5 e 6 de dezembro. No primeiro dia da ação, um ônibus com dois consultórios adaptados estará estacionado na unidade prisional para atender os sentenciados. Nos dias seguintes, os internos farão a consulta no espaço da unidade.

A iniciativa, que pretende beneficiar uma média de 500 reeducandos, é fruto de uma parceria entre a unidade prisional e a ONG Renovatio, com orçamento que ultrapassa os R$ 80.000,00, financiado pela Arquidiocese de Aparecida, pelo Santuário Nacional de Aparecida e pela Prefeitura de Potim.

Durante o evento, especialistas no tratamento de doenças dos olhos montarão um mutirão para atender os detentos e identificar suas necessidades. Em casos de miopia, lentes dos mais diversos graus são encaixadas em armações e entregues imediatamente aos presos. Quando o interno apresenta astigmatismo, os óculos são enviados após o diagnóstico.

As peças são produzidas em minutos, com material de alta resistência e baixo custo. A Renovatio utiliza a tecnologia criada pela entidade alemã OneDollarGlasses para a fabricação dos óculos.

Para Karina Prates, diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde da P1 de Potim e idealizadora do projeto, a Semana tem efeito direto na autoestima dos detentos. “Estamos atendendo a carência por atendimentos oftalmológicos e a aquisição de óculos, estabelecendo a resolução de um problema ainda mais amplo: a saúde visual complementada”, afirma.

VISÃO INFANTIL

A Semana Oftalmológica terá início com atendimento para crianças do ensino fundamental de Potim, em uma ação itinerante em diversas escolas da rede pública da cidade. Ao todo, estima-se que mais de 1.900 crianças serão beneficiadas com consulta oftalmológica e óculos gratuitos em nome da iniciativa.

O mutirão de atendimentos em escolas teve início no dia 26 de novembro. A proposta de ampliação do projeto para além do presídio foi apresentada pela P1 de Potim e abraçada pela Arquidiocese, pelo Santuário e pela Prefeitura, visto que problemas de visão são a terceira maior causa de evasão escolar. “A ideia foi trazer uma contribuição positiva da Secretaria da Administração Penitenciária para a comunidade”, afirma Karina.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará