Início Artigos Dicas: Contratação de temporários para o fim de ano

Dicas: Contratação de temporários para o fim de ano

4597
0
senac hoje
Foto: Jornal de Guará – Senac Guaratinguetá
Docente do Senac Guaratinguetá dá dicas de como se destacar no período de trabalho temporário e alcançar a efetivação.
Apesar da crise econômica em que vive o Brasil, o final do ano traz esperança para aqueles que buscam uma recolocação no mundo do trabalho. Em âmbito nacional, a previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismos (CNC) é que, pelo segundo ano consecutivo, o Natal apresente queda nas vendas e na contratação de temporários em 2016. Porém, mesmo com período determinado, as vagas abertas para o fim do ano são uma chance de o trabalhador conquistar a efetivação.
De acordo com Dalva Maria Ribeiro de Souza, docente na área de gestão e negócios do Senac Guaratinguetá, na hora de buscar uma chance de emprego o candidato deve se apresentar a uma vaga que tenha o perfil de trabalho com o qual ele se identifique, demonstrando segurança para o empregador. “As competências comportamentais na hora da entrevista abrem um leque de possibilidades, o perfil que se espera do candidato está relacionado com disponibilidade, dinamismo, pontualidade, criatividade e comprometimento”, explica.
Nos anos anteriores, a taxa de efetivação dos empregados temporários girou em torno de 40%, segundo dados divulgados pela Fecomércio. Para fazer parte dessa porcentagem que alcança a efetivação, Dalva orienta que, nesse momento de redução das efetivações e queda na estimativa de aumento para as vagas de emprego, o trabalhador precisa, mais do que nunca, se qualificar e demonstrar interesse em seu aperfeiçoamento.
“Um aspecto muito importante é se interessar pelos negócios do local de trabalho, a forma como trabalham e como entregam os serviços. A empresa precisa ver que você investe na sua carreira, fazendo cursos, lendo livros, assistindo a palestras e demonstrando que está atualizado na área em que atua. Além disso, ter um perfil proativo em diferentes tarefas, ser flexível para lidar com as situações e manter um bom relacionamento interpessoal são características fundamentais”, reforça Dalva.
Pesquisar oportunidades de vagas em sites de emprego, agências de trabalho temporário, sites de lojas, comércio de rua e shoppings centers é um bom caminho. O programa Emprega SP, por exemplo, vai oferecer 334 vagas de trabalho temporário na região do Vale do Paraíba. Outro caminho também, é estar por dentro das oportunidades oferecidas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de cada cidade.
“Buscar contato com amigos e conhecidos e estar por dentro das ferramentas de busca de emprego, principalmente a internet, é um diferencial para alcançar uma chance de colocação temporária. Lembre-se também que o currículo deve sempre estar bem escrito e organizado”, finaliza a docente.
Fonte: Senac Guaratinguetá – Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará