Início Dia a Dia Evento FATEC Guaratinguetá é vencedora do concurso University Challenge

FATEC Guaratinguetá é vencedora do concurso University Challenge

445
0

A EDP anuncia a FATEC Guaratinguetá como a grande vencedora do concurso University Challenge, competição que busca aproximar os estudantes universitários do mundo corporativo, por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras.

A EDP, empresa que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, finalizou a 9ª edição do EDP University Challenge, competição que busca aproximar os estudantes universitários do mundo corporativo, por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras. Foram mais de 100 projetos inscritos, envolvendo cerca de 400 alunos de universidades de todo o País, com 10 selecionados para a grande final em São Paulo. O primeiro lugar ficou com uma equipe de estudantes da FATEC Guaratinguetá, que desenvolveram o projeto EDP Repórter, com o objetivo de estimular a denúncia de furtos de energia por meio da gamificação.

A solução proposta pelo grupo busca incentivar que os clientes notifiquem a Empresa sobre “gatos de energia” ou problemas na rede. Assim, o autor da notificação acumula pontos que podem ser trocados por benefícios e descontos em lojas parceiras. A equipe é composta pelas alunas Juliana Barros, Ana Laura Pimenta, Maria Alencar e Sabrina Medeiros e pela orientadora Patrícia Cavalca. As estudantes foram recompensadas com uma viagem de sete dias para Lisboa com hospedagem e alimentação incluídos.

 “Duas palavras definem a sensação de vencermos o EDP University Challenge: a primeira é superação, pois nos esforçamos muito para buscar uma alternativa que atendesse tanto as expectativas do consumidor quanto as da empresa. A segunda é gratidão, pela oportunidade dada pela EDP e por todo o apoio da nossa faculdade”, comentou Juliana Barros.

“O que mais nos chamou a atenção nesta edição do programa foram a criatividade dos projetos e seu grau de alinhamento aos desafios do nosso negócio. Ficamos gratamente surpreendidos com o alto nível acadêmico das equipes participantes”, afirma Catarina Craveiro, gestora de Eventos e Marketing da EDP no Brasil.

A segunda colocada na competição foi a equipe da FATEC Santos, apresentando um sistema de sentinelas com sensores de corrente para identificar remotamente a localização de falhas na rede de distribuição. Menção honrosa para os alunos da Universidade Federal do Espírito Santo, que apresentaram um projeto com melhorias para o totem de atendimento da EDP. Dentre elas, um Chatbot com um intérprete virtual de libras.

Inscrições abertas para a 10ª edição

A próxima edição do EDP University Challenge terá novo formato, com desafios diferentes, unindo pela primeira vez três geografias onde a EDP está presente – Portugal, Espanha e Brasil, com uma final global que acontecerá em Lisboa.

O mote para a edição 2019 é “O futuro” e, no Brasil, os estudantes deverão trabalhar o tema “A Casa do Futuro”, propondo um modelo de casa inteligente, considerando a automação do controle de equipamentos e outros produtos relacionados à energia. Em Portugal e Espanha, os temas serão a “Loja Comercial do Futuro” e a “Energia do Futuro”, respectivamente.

As inscrições já estão abertas a todos os estudantes universitários. As equipes podem ter dois ou três participantes, que devem se cadastrar até 12 de abril pelo site brasil.edp.com/pt-br/university-challenge

Na final local, 15 equipes serão selecionadas e as 3 melhores de cada país garantem a vaga na final em Lisboa e além de participar de um bootcamp em outubro. A grande vencedora será contemplada com uma viagem ao Vale do Silício nos Estados Unidos.

Sobre o EDP University Challenge

Realizado anualmente pela EDP Brasil, o EDP University Challenge desafia universitários de todo o País a desenvolver projetos inovadores que englobam novas ferramentas de relacionamento, integração e otimização dos canais de atendimento já existentes para atender as necessidades da Companhia com foco no cliente.

Sobre a EDP Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Geração, Distribuição, Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,4 milhões de clientes em suas Distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, tornou-se a principal acionista da CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 13 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

  Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará