Escolas de Guaratinguetá e região ganham Cinemateca « Jornal de Guaratinguetá

Escolas de Guaratinguetá e região ganham Cinemateca

3 de agosto de 2018

Projeto audiovisual será entregue na próxima semana e beneficiará crianças de Lorena, Guaratinguetá, Aparecida, Pindamonhangaba, Taubaté e Caçapava

As cidades de Lorena, Guaratinguetá, Aparecida, Pindamonhangaba, Taubaté e Caçapava receberão seis cinematecas do projeto Cinemateca – Escola & Vida 2. A iniciativa e patrocínio é da empresa MRS Logísitca, por meio do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Rouanet, com produção do Grupo Incentivar.

O objetivo do projeto é ser instrumento de integração social e de democratização ao acesso à cultura. “A ideia é permitir que crianças, jovens e adultos das mais variadas camadas sociais, tenham o acesso irrestrito à cultura, contribuindo para a difusão da leitura de livros e acessibilidade ao audiovisual” ressalta o Supervisor de Marketing do Grupo Incentivar, Welson Ribeiro.

Em Lorena, a escola contemplada é a Escola CAIC. Em Guaratinguetá quem recebe é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Virgílio Rosas da Silva. Em Aparecida será a Escola Municipal Anísio Novaes. Já na cidade de Pindamonhangaba quem vai receber a cinemateca é a Escola Professor Elias Bargis Mathias e em Taubaté a Escola Municipal Mário Monteiro. Por fim, em Caçapava é a Escola Municipal Daphne Cesar Ghidella. Confira as datas de entrega abaixo.

Além da doação da estrutura de cinema e dos livros, a cinemateca conta com livros em braile e DVDs com gravações de peças teatrais socioeducativas e um sistema de som compacto fazendo com que as pessoas se sintam em um cinema.

O projeto é uma fonte de conhecimento já que, em determinados bairros e cidades, a estrutura munícipe local não possui salas de leitura e cinema, e em muitos locais o custo deste acesso torna-se muitas vezes caro demais para que as famílias desfrutem deste tipo de acesso. Cinemateca – Escola & Vida 2 não é voltado apenas para a difusão dos acervos audiovisuais educativos culturais para as escolas, mas também uma importante ferramenta simbólica que auxilia na formação de uma sociedade melhor, já que crianças, jovens e adultos buscam nas suas escolas, a valorização da vida e do conhecimento, questões essenciais para a formação do indivíduo. “Acreditamos que a diversidade de práticas culturais contribui para o desenvolvimento humano e queremos que jovens e crianças reconheçam esse valor”, explica Ribeiro.

A especialista de Relações Institucionais da MRS, Verônica Mageste, destaca a importância do projeto para as cidades nas quais a ferrovia está presente. “Um dos nossos principais objetivos era buscar um projeto que refletisse nosso desejo de estar presente no dia a dia da comunidade, de forma permanente, e que pudesse trazer benefícios mais concretos para as crianças e adolescentes dos municípios. Neste sentido, temos enorme prazer em realizar a entrega das 25 estruturas em todos os estados e saber que milhares de crianças e adolescentes poderão ter acesso a meios culturais, nem sempre disponíveis, neste e nos próximos anos”.

A utilização também é direcionada ao público em geral. A ideia é atender a demanda de comunidades locais por equipamento audiovisual, videoteca e biblioteca, tornando-se um instrumento auxiliar nas ações culturais e pedagógicas da comunidade.

Inauguração da Cinemateca
LORENA

Data: 6 de agosto e 2018

Horário: 9h

Local: Escola CAIC – Rua Cap. Leovigildo Areco, 1490 – Vila São Roque – Lorena/SP

GUARATINGUETÁ

Data: 6 de agosto de 2018

Horário: 15h

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Virgílio Rosas da Silva – Avenida Rui Barbosa, 1573 – São Bento – Guaratinguetá/SP

APARECIDA

Data: 7 de agosto de 2018

Horário: 9h

Local: Escola Municipal Anísio Novaes – Rua João Aprígio Costa, 139 – Aparecida/SP

PINDAMONHANGABA

Data: 7 de agosto de 2018

Horário: 14h

Local: Escola Professor Elias Bargis Mathias – Rua Benedito Bacca Beneca, 60 – Araretama – Pindamonhangaba/SP

TAUBATÉ

Data: 8 de agosto de 2018

Horário: 9h

Local: Escola Municipal Mario Monteiro – Rua Heliópolis, 1351 – Água Quente – Taubaté/SP

CAÇAPAVA

Data: 8 de agosto de 2018

Horário: 14h

Local: Escola Municipal Daphne Cesar Ghidella – Avenida Marechal Castelo Branco, 1444 – Vila Paraíso – Caçapava/SP –  Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará.