Início Notícias Guará Neste sábado haverá vacinação contra a febre amarela em Guaratinguetá – Veja...

Neste sábado haverá vacinação contra a febre amarela em Guaratinguetá – Veja os locais

166
0
Imagem ilustrativa

A Secretaria Municipal da Saúde convoca toda a população de Guaratinguetá para participar do último dia de vacinação contra a febre amarela, que acontecerá neste sábado (10/03).

A meta era imunizar 100 mil moradores da nossa cidade, no entanto, o comparecimento foi de apenas 27.000 mil pessoas em Guaratinguetá.

Caso sendo investigado: 

Um macaco foi encontrado morto no início de março, no bairro Tamandaré em Guaratinguetá.  O resultado sobre a causa da morte do animal será enviado em breve pelo laboratório de referência estadual.

Confira o cronograma:

AME – Assistência Médica Especializada
Endereço: Rua Guaranis, N°35 – Pedregulho
Horário: das 8h às 17h

Pontos móveis

Parque Anthero dos Santos

Endereço: Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 2 – Portal das Colinas.

Horário: das 8h às 17h

Praça Conselheiro Rodrigues Alves

Horário: das 8h às 14h

Supermercados: Spani, Máximo, Colinas e Semar.

Horário: das 8h até às 17h.

Orientações:  

Quem não pode tomar a vacina?  Mulheres em fase de amamentação, crianças menores de 9 meses, pacientes recém transplantados e pessoas em fase de quimioterapia e radioterapia. Gestantes só devem tomar a vacina se forem viajar para as principais áreas de risco.

Serão priorizadas para as doses completas (0,5 ml, que equivale imunização para a vida toda) as crianças de 9 meses a 2 anos de idade, pessoas com condições clínicas especiais como aids, doenças hematológicas ou após término de quimioterapia, gestantes (com anuência do médico) em zonas de risco e viajantes internacionais, mediante apresentação do comprovante de viagem.

Já a versão fracionada (0,1 ml, dose que tem durabilidade de aproximadamente oito anos no organismo) será administrada durante esse período a toda população de Guaratinguetá acima dos 2 anos de idade. Pessoas acima de 60 anos devem se consultar com o médico antes de tomar a vacina.

Que tipo de reação a vacina pode provocar? Dor de cabeça, mal estar, ou outras?

Como toda vacina, pode haver reações no local da injeção, com febre e mal estar. Mas esses efeitos duram apenas alguns dias. Em Guaratinguetá, a secretaria de saúde informa que, até o momento não houve registro de reações adversas. Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará.