Início Notícias Guará Polícia Federal deflagra Operação Lava Jato em Guaratinguetá/SP e demais Estados

Polícia Federal deflagra Operação Lava Jato em Guaratinguetá/SP e demais Estados

505
0

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (08 de maio) a 51ª fase da Operação Lava Jato, denominada Operação Deja Vu, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e Guaratinguetá/SP.

De acordo com a Polícia Federal, aproximadamente 80 policiais federais cumprem 23 ordens judiciais nos três estados. São cumpridos 4 mandados de prisão preventiva, 2 mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca e apreensão, com o objetivo de reunir elementos probatórios da prática dos crimes de corrupção, associação criminosa, fraudes em contratações públicas, crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e de lavagem de dinheiro, dentre outros delitos.

As investigações realizadas indicam a repetição de um modus operandi já amplamente revelado pela Operação Lava Jato: a obtenção de contratos por parte de grupo empresarial junto à Petrobras, em valores superfaturados, mediante o pagamento de vantagens indevidas à executivos e gerentes da empresa petrolífera.

Ainda de acordo com a PF, as investigações também apontam que parte dos recursos pagos indevidamente pelo Grupo Odebrecht para a obtenção do contrato investigado neste momento foram destinados a agentes públicos e partidos políticos. De acordo com o que foi apurado, era realizado o pagamento de percentual dos contratos obtidos pela empresa para esses grupos, por meio de repasses no exterior, com a utilização de empresas off-shore, bem como a movimentação de recursos em espécie no país, com a intervenção de operadores financeiros já conhecidos no decorrer dos trabalhos da Operação Lava Jato.

Acesse aqui o link da coletiva de imprensa ao vivo na Polícia Federal em Curitiba/PR

Mandados da 51ª fase da Lava Jato (Operação Deja Vu):

Guaratinguetá (SP) – 1 mandado de busca e apreensão e 1 mandado de prisão temporária

Rio de Janeiro (RJ) – 3 mandados de busca e apreensão, 1 mandado de prisão preventiva e 1 mandado de prisão temporária

Paraty (RJ) –  2 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva

Niterói (RJ) – 2 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva

Miguel Pereira (RJ) – 1 mandado de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva

Jacuecanga (RJ) – 1 mandado de busca e apreensão

Petrópolis (RJ) – 1 mandado de busca e apreensão

Duque de Caxias (RJ) – 4 mandados de busca e apreensão

Areal (RJ) – 1 mandado de busca e apreensão

Vitória (ES) – 1 mandado de busca e apreensão

Os presos serão conduzidos à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba/PR onde permanecerão à disposição da Justiça. Em breve mais informações detalhadas.  Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará.