Início Notícias Guará Paciente morre após ficar internado quatro dias sem hemodiálise em Guaratinguetá

Paciente morre após ficar internado quatro dias sem hemodiálise em Guaratinguetá

591
0

O senhor de 59 anos que estava aguardando uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), morreu na noite desta quarta-feira (15), após ficar quase quatro dias internado com insuficiência renal, no Pronto Socorro Municipal em Guaratinguetá. De acordo com a Jéssica, filha do paciente, o médico da unidade tinha prescrito que seu pai necessitava urgentemente de hemodiálise, pois os dois rins estavam paralisados e corria o risco de ter uma parada cardiorrespiratória.

Ainda de acordo com parentes da vítima, a Secretaria da Saúde foi comunicada sobre o diagnóstico dele, mas até o período da manhã de quarta-feira, não havia apresentado nenhuma solução.

A nossa reportagem entrou em contato com o assessor da Secretaria no mesmo dia, e nos informou que o paciente seria transferido ontem, no período da tarde para UTI da Santa Casa de Misericórdia, em Guaratinguetá. Sendo exatamente o que aconteceu, porém, o senhor Silvio Vieira dos Santos não resistiu e acabou falecendo no fim da noite desta quarta-feira. A causa da morte será analisada.

A família havia entrado com uma liminar na Justiça, na tentativa de agilizar a internação. A Juíza da 1ª Vara, com conhecimento do diagnóstico do paciente, que estava correndo risco de morte, concedeu a tutela de urgência para que o município providenciasse o quanto antes uma vaga na UTI, sob pena de multa.

Parte da tutela de urgência concedida pela Juíza da 1ª Vara

Defiro ao autor os benefícios da Justiça Gratuita. Assim, concedo a tutela de urgência para que o Município, através do Serviço de Saúde, em 24 horas, providencie vaga em UTI, COM a diálise que necessita o Autor, conforme a prescrição médica, sob pena de multa diária de R$ 500,00 limitada a R$ 25.000,00. Deixo de designar audiência de conciliação em razão da indisponibilidade do direito (art; 334, 4º, II CPC) Cite-se e intime-se a parte Ré. O prazo para contestação (de 15 dias úteis) será contado a partir da juntada do mandado. Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará