Início Artigos Planeje seu orçamento para não virar o ano endividado

Planeje seu orçamento para não virar o ano endividado

326
0
financas-pessoais
Foto meramente ilustrativa extraída do descobrindo o mundo
Com o final do ano se aproximando, nossos gastos acabam aumentando, na forma de presentes para a família e amigos, viagens e férias, e, com isso, surge a necessidade de uma maior cautela com as despesas.
Para a docente de gestão e negócios do Senac Guaratinguetá, Cecilia Aparecida Bento, é importante pontuar que a economia se configura como um ciclo e, portanto, é necessário que as pessoas comprem produtos e serviços para que as empresas se mantenham atuantes, evitando a estagnação do mercado.
“Em suma, o orçamento deve ser respeitado efetivamente e, para isso, devemos adotar um pensamento empresarial de corte de gastos que, de maneira simplificada, pode se expressar em duas perguntas essenciais para o consumo saudável: eu realmente necessito disto? Se sim, tenho condições para efetuar o pagamento?”, comenta a docente.
E por falar em pensamento empresarial…
O primeiro passo para uma gestão financeira competente é controlar todas as despesas e, para isso, deve-se registrar continuamente as movimentações financeiras, principalmente que envolvam saídas monetárias. A classificação dos custos e das despesas é uma necessidade e possibilita a nítida visão de possíveis falhas nos processos que possam levar a gastos desnecessários.
E como começar 2017 com o pé direito? Inicie, desde já, um planejamento que envolve o controle dos processos internos, visando alterar possíveis falhas e corrigi-las, agilizando todo o processo e poupando capital. “É possível que o próximo ano seja o de retomada da economia e, logo, surge a necessidade de estabelecer tanto parcerias externas quanto internas; afinal, nunca foi tão necessário unir forças como neste momento. As empresas necessitam de lucratividade e, para isso, precisam que seu pessoal esteja na direção do objetivo central da organização, sendo, assim, essencial conhecer a missão institucional, que deve ser claramente propagada aos colaboradores”, destaca Cecilia.
E a gestão financeira familiar?
A gestão financeira familiar significa o controle das finanças que evita tensão e desgastes do indivíduo ou das relações na família e possibilita um maior aproveitamento da renda, que pode ser poupada, analisando as compras e sua real necessidade.
Mesmo com a expectativa de que o ano de 2017 trará uma melhora na economia, provavelmente, ainda não será percebida no primeiro trimestre. Com capital guardado, é possível ter disponibilidade para emergências. Assim, ter maturidade financeira e serenidade nas aquisições logo no começo do ano asseguram um 2017 tranquilo, transcorrendo de forma equilibrada e sem preocupações com possíveis imprevistos.
Por último, a docente do Senac Guaratinguetá explica que é muito importante que as pessoas tenham conhecimento e consciência do que é educação financeira. “Ao elaborarmos um planejamento para a realização de algo, como uma viagem ou troca de carro, a execução é mais tranquila e prazerosa quando existe uma perspectiva financeira favorável. A educação financeira é muito útil para qualquer pessoa que queira desfrutar da melhor forma um consumo saudável, pois todos nós merecemos uns mimos de vez em quando”, finaliza.
Informaçõe:www.sp.senac.br/guaratinguetaClique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará