Início Receitas Tiramisu ao Chocolate Branco

Tiramisu ao Chocolate Branco

1236
0
tiramisu
Imagem meramente ilustrativa extraída do Dreamstime.com
Ingredientes Biscuit de Café
4 ovos separados (gemas e claras)
120 g de açúcar mascavo
80 g de farinha de trigo
20 g de fécula de batata
10 g de café solúvel dissolvido em 20ml de água morna
Ingredientes Calda
300 ml de água
15 g de café solúvel
30 g de açúcar
50 ml de conhaque
Ingredientes Recheio
7 gemas de ovo
200 g de açúcar
75 ml de água
300 g de cream cheese
6 g gelatina em pó incolor e sem sabor
250 g de chocolate branco
500 g de creme de leite fresco com 35% de gordura e batido em chantilly
Ingredientes Decoração
150 g chocolate em pó
20 grãos de café
Creme inglês
Modo de preparo
Biscuit de café
Na batedeira, bata as claras até atingir o ponto de neve, adicione o açúcar mascavo, deixe homogeneizar e em seguida adicione as gemas. Bata até obter um creme firme e adicione o café. Retire da batedeira e em seguida adicione a farinha de trigo e a fécula de batata, previamente peneiradas. Misture sem bater. Coloque a mistura em uma assadeira de 40×60 cm, previamente forrada com papel-manteiga ou silicone. Espalhe a mistura uniformemente e em seguida leve ao forno previamente aquecido a 190º C por aproximadamente 6 min ou até que a massa esteja completamente assada. Retire do forno e deixe esfriar. Retire da forma e do papel-manteiga ou silicone, e com o auxílio de um cortador quadrado, corte 20 quadrados grandes (com o tamanho do fundo da forma) e 20 quadrados pequenos (metade do tamanho dos grandes).
Dicas: A forma sugerida é a de silicone, em formato de pirâmide, mas pode-se utilizar outros modelos, como meia esfera, por exemplo. No caso de utilizar outras formas em vez das de silicone, unte-as com óleo e polvilhe açúcar.
Misture todos os ingredientes. Reserve.
Recheio
Bata as gemas em uma batedeira. À parte, prepare uma calda a 121º C com o açúcar e a água. Despeje a calda ainda quente sobre as gemas e continue a bater até a mistura amornar. Adicione o cream cheese, que deve estar em temperatura ambiente, e em seguida o chocolate previamente derretido. Adicione a gelatina e por último o chantilly. Após cada adição, misturar bem para homogeneizar os ingredientes. Reserve.
Montagem
Coloque nas formas parte do creme e em seguida o quadrado pequeno de biscuit, levemente umedecido na calda de café, complete com mais recheio terminando com o quadrado maior, também umedecido na calda. Leve as formas ao freezer por pelo menos 8 horas.
Apresentação
Retire as formas do freezer e tire o tiramisu (em formas de silicone, este processo deve ser feito com a preparação ainda congelada). Coloque-os em uma assadeira e leve à geladeira por pelo menos 30 min, ou até estarem descongelados. Polvilhe os tiramisu com chocolate em pó, decore com os grãos de café e sirva acompanhado com o creme inglês.
Rende 20 porções, dependendo do tamanho da forma.
Divulgação: KMS. Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará