Início Receitas Vamos para a cozinha criançada?

Vamos para a cozinha criançada?

949
0
Imagem meramente ilustrativa extraída do hemocord.com
As férias chegaram, e agora? Com a criançada o tempo todo em casa, é preciso muita criatividade e energia para entretê-los. Que tal levar todo mundo para a cozinha e passar uma tarde muito gostosa fazendo culinária?
Levar as crianças para a cozinha desde cedo pode trazer benefícios que vão muito além da diversão. Segundo a docente de nutrição do Senac Taubaté, Enisangela de Jesus, ambientar as crianças no momento da preparação das refeições é importantíssimo.
“Nesta fase, a curiosidade impera! Hoje em dia percebemos que muitas crianças não conhecem frutas, legumes e verduras básicas. Isto se dá por falta de incentivo dos cuidadores. A educação alimentar e nutricional começa dentro de casa, nas idas ao supermercado, etc. Carregamos por toda a vida os hábitos alimentares que nos são apresentados na primeira infância, portanto, a responsabilidade de um hábito saudável vem dos cuidadores”, explica.
Além do manuseio dos alimentos, a cozinha pode incentivar outras áreas do conhecimento, trazendo um leque de opções de aprendizados que vão desde as formas (retângulo, quadrado, círculo), tamanhos (grande, pequeno), texturas, a própria matemática, a interpretação de receitas, o tempo, e muito mais.
Mas para ter diversão, é preciso ter também muita atenção e cuidado no ambiente. O docente de gastronomia do Senac Taubaté, Vinicius Cassarotti, explica que é extremamente importante que a presença da criança na cozinha seja supervisionada por um adulto. “Hoje já temos utensílios próprios para as crianças, que diminuem riscos de acidentes. Outro cuidado necessário é a escolha e adaptação de receitas sem utilização de faca ou frituras, justamente pelo risco de acidente”, conta o docente.
Fique ligado então em algumas dicas de como preparar o ambiente para a criançada e confira três receitas muito fáceis, saborosas e divertidas de preparar:
Preparando a cozinha
O ambiente deve estar limpo e organizado para evitar qualquer risco de acidente;
O adulto que supervisionar a atividade deve ler a receita e deixar tudo “pré-preparado”, evitando também qualquer risco de acidente;
Utilize utensílios de material que sejam resistentes a queda e evite objetos pontiagudos.
  • Receitinhas de dar água na boca
    Espetinho divertido
    As crianças adoram espetinhos. Deixe os ingredientes saudáveis separados e monitore a montagem dos espetinhos. A diversão é garantida! Utilize, por exemplo, pedaços de pão integral, queijo, banana, peito de peru e tomate cereja.
    Pãozinho de pé
    Faça o buraquinho no pão francês pequenininho, prepare um recheio de frango com legumes e chame a criançada para rechear e se divertir!
    Pizza de pão integral
    Para o lanche da tarde, deixe todos os ingredientes separados. Inclua rúcula, tomate, peito de peru e proponha a montagem feita pelas crianças.
  • Divulgação: KMS. Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará