
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou no dia 23 de abril e vai até 1° de junho em Guaratinguetá. A vacina desse ano vai assegurar proteção contra os três subtipos do vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B.
Confira o cronograma:
A partir do dia 02 de maio: gestantes, mulheres no período pós-parto (até quarenta e cinco dias após) e crianças de seis meses a cinco anos.
A partir do dia 09 de maio: pessoas com doenças crônicas (é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação), professores e pessoas ligadas ao sistema prisional, como detentos e funcionários.
Vale lembrar que, trabalhadores da saúde e idosos a partir de 60 anos poderão ser imunizados em qualquer período da campanha.
Dia D
O chamado Dia D de mobilização nacional deve ocorrer em 12 de maio.
Reações adversas
Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção, além de febre. As manifestações, segundo o governo, são consideradas benignas e os efeitos costumam passar em 48 horas.
Contraindicação:
A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?
Uma média de 2 a 3 semanas.
Locais:
A vacinação ocorrerá em todos os postos de saúde que possuem sala para tal finalidade, das 8h às 16h, no AME, Cohab, Engenheiro Neiva, Jardim Esperança, Jardim Do Vale, Oswaldo Cruz/Centro de Saúde, Parque São Francisco, Pedrinhas, Pingo de Ouro, Pilões, Rocinha, São Dimas, São Manoel, Tamandaré e Vista Alegre. O munícipe deverá comparecer a um desses locais com a carteira de vacinação em mãos. Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará.