Início Dia a Dia Evento Make Music: Guaratinguetá está entre as 800 cidades na campanha mundial de...

Make Music: Guaratinguetá está entre as 800 cidades na campanha mundial de incentivo à musica

369
0
Brasil é destaque em campanha mundial de incentivo à musica – Orquestra Gararte de Guaratinguetá

De 16 a 22 de junho, 120 países e mais de 800 cidades estarão engajados em promover a música com shows e aulas gratuitas. O Brasil, segundo maior participante em número de eventos na edição passada, quer ser o maior palco da Make Music em 2019. Com isso, a cidade de Guaratinguetá com apoio da Secretaria da Cultura estará sendo representada com participação da Orquestra Gararte.

Durante o período do evento, no mundo inteiro, espaços culturais, professores, escolas, bandas e outros atuantes da música promovem apresentações, shows, masterclasses e outras atividades, gratuitamente, abertas ao público. Guaratinguetá faz parte do circuito brasileiro deste ano.

No dia 16 de junho, a Orquestra Gararte de cordas se apresenta gratuitamente no Parque Ecológico Anthero dos Santos , às 16h.

O Make Music, celebração mundial dedicada à música, já tem data para acontecer em 2019. E o Brasil, musical por natureza, quer fazer bonito novamente na edição deste ano. A expectativa dos organizadores do Make Music Brasil é que o país, segundo em número de eventos no ano passado, chegue à liderança em apresentações durante a semana do Make Music neste ano.

O Make Music evoluiu a partir da Fête de la Musique francesa e se tornou um evento mundial, reunindo músicos, professores e público em geral, para aprender e ouvir música gratuitamente. Dessa forma, a iniciativa é uma oportunidade para quem deseja aprender música ou participar de uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da música na vida das pessoas.

No Brasil, o Make Music é realizado pela Anafima (Associação Nacional da Indústria da Música), recursos da NAMM Foundation e apoio da Música Esperança. Serão centenas de apresentações, workshops e demonstrações gratuitas acontecendo em todo o país.

A ideia é que durante a semana do Make Music aconteça, em todas as capitais brasileiras e mais centenas de outras cidades, uma série de eventos: músicos e professores ministrarão aulas gratuitamente de iniciação musical em vários instrumentos e canto, bem como orientações para bandas marciais e fanfarras.

O objetivo da ação é aumentar o interesse no aprendizado de música e demonstrar a importância dela para jovens, adultos, profissionais e pessoas com algum tipo de necessidade especial. Os organizadores esperam mobilizar 800 horas de aulas de música durante a semana em todo o país.

As aulas serão presenciais, em local a ser escolhido pelo ministrante ou on-line. As inscrições para participar já podem ser realizadas pelo site www.makemusicbrasil.com.br.

Músicos, professores de música, escolas, universidades, conservatórios, núcleos culturais, igrejas, lojas de instrumentos, entre outros, se oferecem voluntariamente para ministrar aulas gratuitas e levar os ensinamentos aos interessados. Quem quiser participar pode se inscrever e agendar seu evento pela página www.makemusicbrasil.com.br, onde estão disponíveis o media kit para divulgação e orientações importantes como, por exemplo, os locais sugeridos para as aulas presenciais. Há ainda a possibilidade de promover apresentações alusivas à semana Make Music Brasil, com o intuito de atrair novos públicos para o universo musical.

Seguindo o espírito de celebração, a organização do Make Music Brasil sugere locais variados para os eventos em cada cidade, desde os centros de artes, museus, teatros, igrejas e salas de concerto, até espaços ao ar livre, como parques e estacionamentos, sem descartar alternativas como bares, cafés, restaurantes, centros comerciais, hospitais, creches e asilos.

Importância do ensino de música

Os especialistas são unânimes em dizer que a exposição à diversidade de músicas e o aprendizado musical deve ocorrer desde a educação infantil. Já está comprovado por estudos científicos que favorece o desenvolvimento do indivíduo em diversas áreas e contribui para o desempenho escolar, o aprendizado de línguas e à cidadania.

De acordo com a revista americana Scientific American, estudantes do ensino médio com o mínimo de quatro anos de educação musical têm uma performance escolar 40% maior do que os alunos que estudaram música por um período de seis meses a um ano.

Iniciativas como o Make Music Brasil se tornam ainda mais importantes tendo em vista que a música não consta como disciplina nas escolas brasileiras, e a maioria dos estudantes não tem acesso aos seus fundamentos.

“O Make Music Brasil representa uma inovação no processo de engajamento das pessoas e instituições com a educação musical no Brasil. A iniciativa utiliza as tecnologias digitais e redes sociais para aproximar todos às mais diversas formas de aprender e fazer música na contemporaneidade. A diversidade e a inovação musical são marcas registradas do Make Music Brasil. Venha fazer parte dessa comunidade!”, afirma Liane Hentschke, diretora de Educação Musical da Anafima.

Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará 

www.jornaldeguara.com.br – A informação a um click de você