
A aparição de escorpiões na cidade de Guaratinguetá, nos últimos dias tem deixado a região em alerta. Conforme os moradores, o escorpião amarelo tem sido visto no bairro Parque São Francisco e Parque Santa Clara. Com isso, a Prefeitura, por meio da Codesg tem se esforçado para manter limpo os locais que a população descarta materiais inservíveis (entulhos, sofás, camas entre outros).
De acordo com Adriano Alves, morador do bairro Santa Clara, durante a retirada de materiais inutilizáveis, feito pela Codesg essa semana, no final da Rua Milton Villarino da Silva, foram encontrados dentro de uma bolsa vários escorpiões-amarelo.
Essa espécie é o Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é um escorpião típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil; é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças. Possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro

Fique de olho
– Verifique calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los.
– Limpe caixas de gordura e ralos de banheiro e de cozinha.
– Mantenha camas e berços afastados da parede.
– Evite que lençóis toquem no chão.
– Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões.
– Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.
Para manter o bicho longe
– Não é aconselhável usar veneno para combater os escorpiões, pois o desalojamento pode favorecer o aumento dos bichos.
– Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins e terrenos baldios.
– Cuidado com restos de obras e terraplanagem que possam causar acúmulo de entulho.
– Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos, que são fontes de alimento para os escorpiões.