Início Notícias Brasil Acaba nesta sexta prazo para pedir devolução de descontos do INSS

Acaba nesta sexta prazo para pedir devolução de descontos do INSS

103
0
Divulgação: Agência Brasil – imagem ilustrativa

Os segurados que sofreram descontos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam ficar atentos: termina nesta sexta-feira (20) o prazo para solicitar o ressarcimento de valores debitados sem autorização para associações de aposentados e pensionistas.

O prazo original se encerraria em 14 de fevereiro, mas foi prorrogado por mais de um mês devido a ajustes nos sistemas da Dataprev, responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.

*Clique “AQUI e passe a nos seguir no Instagram do Jornal de Guará e seja mais informado através de vídeos e imagens. >>A Informação a um Click de Você!<<

Entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, a Dataprev realizou uma manutenção que deixou os sistemas indisponíveis. Para garantir o direito dos beneficiários que enfrentaram instabilidades no aplicativo Meu INSS, o governo decidiu ampliar o período para solicitação do ressarcimento.

De acordo com o balanço mais recente do INSS, até a última segunda-feira (16), cerca de 4,34 milhões de beneficiários já haviam sido ressarcidos, totalizando R$ 2,96 bilhões. Ao todo, foram registradas 6,38 milhões de contestações, das quais 1,63 milhão tiveram os descontos comprovados pelas entidades por meio de documentação.

O esquema de descontos indevidos foi revelado pela Operação Sem Desconto, conduzida pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União. As investigações apontaram fraudes em acordos firmados com entidades associativas e resultaram no afastamento de parte da cúpula do instituto.

Para pedir a devolução, os beneficiários podem utilizar o aplicativo ou site Meu INSS, o telefone 135 ou ainda buscar atendimento nas agências dos Correios.

Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará