
A pequena Manuella Franco Marques, a Manu, bebê de apenas 1 ano e 3 meses, morreu na manhã desta última segunda-feira (28), em Jacareí, após passar mal na creche. A morte comoveu o Vale do Paraíba.
A suspeita é que Manu tenha sofrido um engasgo enquanto estava sob cuidados em uma creche municipal no bairro Parque dos Príncipes. O caso foi registrado como homicídio culposo pela Polícia Civil.
*Clique “AQUI“e passe a nos seguir no Instagram do Jornal de Guará e seja mais informado através de vídeos e imagens. >>A Informação a um Click de Você!<<
De acordo com o boletim de ocorrência, Manu foi alimentada com papinha por volta das 10h20 e, em seguida, colocada para descansar em um colchonete, junto a outras crianças.
Cerca de 30 minutos depois, ela começou a vomitar, apresentou sinais de fraqueza e teve a pele arroxeada. As educadoras tentaram socorrê-la com manobras de sucção nasal, mas a situação se agravou rapidamente.
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e prestou os primeiros socorros ainda na unidade escolar.
No entanto, Manu já chegou sem vida à UPA 24h Dr. Thelmo de Almeida Cruz. A Polícia Militar acompanhou o atendimento e conduziu os envolvidos ao plantão da Delegacia Seccional de Jacareí, onde a ocorrência foi formalizada.
A diretora da creche também foi incluída no inquérito como parte investigada.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que o caso será analisado pelo Comitê de Prevenção da Mortalidade Materno-Infantil. A Prefeitura de Jacareí manifestou pesar pelo ocorrido, prestando solidariedade à família da vítima e apoio aos servidores da Educação.