
Vale do Paraíba, 17 de dezembro de 2025, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve, nesta quarta-feira (17), um alerta de grande perigo para tempestades em boa parte do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. O aviso segue válido até esta quarta com risco elevado de fenômenos meteorológicos severos, incluindo chuva volumosa, ventos fortes e demais transtornos associados às chuvas intensas.
Segundo o Inmet, a região está sob alerta com possibilidade de acumulados de chuva que podem atingir até 100 milímetros por dia e rajadas de vento que podem variar entre 60 e 100 km/h, o que caracteriza um cenário de risco elevado para alagamentos, deslizamentos de encostas e outros incidentes em áreas vulneráveis.
*Clique “AQUI“e passe a nos seguir no Instagram do Jornal de Guará e seja mais informado através de vídeos e imagens. >>A Informação a um Click de Você!<<
As cidades do Vale incluindo Taubaté, São José dos Campos, Jacareí e Guaratinguetá estão na área de maior atenção do alerta meteorológico. O grau de risco laranja indica perigo com potencial de causar danos materiais e transtornos à população, sobretudo em áreas historicamente sujeitas a enchentes e quedas de barreiras.
Alerta meteorológico: aviso laranja de chuvas intensas está em vigor, com potencial para acumulados elevados e ventos fortes, até pelo menos a manhã de quinta-feira (18).
Riscos e Recomendações: Com o alerta vigente, as autoridades e o próprio Inmet recomendam que a população mantenha atenção redobrada, especialmente em áreas com histórico de enchentes, pontos com enchente rápida e encostas sujeitas a deslizamentos. Durante episódios de vento forte e chuva intensa, o Inmet orienta:
Evitar se abrigar sob árvores; Não estacionar veículos próximos a estruturas frágeis ou placas publicitárias; Desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, quando possível, para reduzir riscos em caso de descarga elétrica ou oscilação de energia.
Em casos de emergência, a recomendação é entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.































