A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização, distribuição e uso de lotes de fórmula infantil após a identificação de contaminação por toxina. A medida, de caráter preventivo, foi adotada após a própria fabricante iniciar o recolhimento voluntário dos produtos no mercado.
O produto afetado é a fórmula infantil Aptamil Premium 1 (800g), da Danone, indicada para bebês de até seis meses. De acordo com a apuração, foi identificada a presença da toxina cereulida, produzida pela bactéria Bacillus cereus, que pode comprometer a segurança do alimento.
*Clique “AQUI e passe a nos seguir no Instagram do Jornal de Guará e seja mais informado através de vídeos e imagens. >>A Informação a um Click de Você!<<
Os lotes interditados são: 2026.09.07 (fabricado em 08/03/2025), 2026.09.09 (fabricado em 10/03/2025) e 2026.10.03 (fabricado em 03/04/2025). A orientação é que consumidores verifiquem as informações na embalagem e não utilizem os produtos pertencentes a esses lotes.
Segundo a Anvisa, a ingestão de alimentos contaminados com a toxina pode causar sintomas como vômito, diarreia e mal-estar. Em casos de consumo com posterior aparecimento de sinais clínicos, a recomendação é buscar atendimento médico imediatamente.
A agência orienta ainda que os consumidores entrem em contato com o serviço de atendimento da fabricante para obter informações sobre troca ou reembolso. Os demais lotes da fórmula não foram afetados, e a medida visa garantir a proteção à saúde dos bebês.































