
As garças são um verdadeiro espetáculo de beleza quando se reúnem para dormir nas árvores todos os dias no final da tarde, em Guaratinguetá. Porém moradores, pedestres e quem fica a espera do circular em ponto de ônibus, na Avenida Presidente Vargas, na Vila Paraíba tem sofrido com o mal cheiro dos cocôs das aves.
Apesar da beleza que as aves trazem ao cenário do município, elas também tem causado alguns transtornos para moradores e quem precisa conviver com o odor e sujeira das fezes das garças naquela região, por isso a permanência dos animais na área urbana está gerando polêmica. Alguns defendem, outros questionam os impactos na saúde pública. Veja abaixo a declaração de uma moradora próximo do local:
“Moro na Vila Paraíba, sentido Nova Guará. O motivo de procurar ajuda de vocês é pelo estado de abandono que estamos passando. As garças que ficavam em frente ao prédio chique, ao lado da ponte, agora passaram a dormir próximo ao ponto de ônibus. Quando era em frente ao prédio, todos os dias o pessoal da prefeitura limpava. Agora nunca mais jogaram água.
Tenho pais idosos e o mal cheiro é horrível todos os dias . Além disso, e a falta de respeito com quem precisa passar por lá, para ir trabalhar ou esperar o ônibus no ponto. Inclusive, já liguei no setor de obras e ninguém me auxiliou e nem mesmo me disseram com quem devo falar”, disse Elayne.
Além disso, as aves são lindas, mas ninguém percebe o mal que as fezes delas fazem às árvores. Se alguém passar por la ou já passou, notem que as árvores que as abrigam não estão verdes mais e, só não caem porque tem raízes profundas. Mas o que fazer?
Resposta da Secretaria do Meio Ambiente
Em contato com a Secretária do Meio Ambiente, Giani Bresolin, ela informou que já executava a lavagem das calçadas, antes das aves mudarem de local de repouso. Informou também que o caminhão pipa que fazia o serviço está passando por manutenção
A secretária disse ainda que estaria analisando se existe a possibilidade de usar o caminhão tanque que faz a higienização (contra a Pandemia) durante a noite desta quinta-feira (16), para efetuar a lavagem no local. Na segunda opção, poderia estar solicitando o caminhão pipa da Secretaria de Obras para execução do serviço.
Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará/Marcos Aurélio
www.jornaldeguara.com.br – A informação a um click de você
































