Início Notícias Guará Campanha de Mãos Unidas no enfrentamento à violência, ao abuso e a...

Campanha de Mãos Unidas no enfrentamento à violência, ao abuso e a exploração sexual contra a criança e ao adolescente

1311
0
combate
Imagem meramente ilustrativa extraída do site promocaodasaude.saude.gov.br/
Uma menina de 08 anos de idade foi sequestrada, violentada, cruelmente assassinada e carbonizada no Espirito Santo, seu corpo apareceu 06 dias depois; seus agressores: Jovens de classe média alta.
A data desta barbaridade foi instituída como o “Dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes”, a partir da aprovação da lei federal Nº9970/2000. Caso Araceli, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.
Este ano completa a  3º edição da campanha na cidade de Guaratinguetá, a iniciativa será realizada de 16 a 20 de maio nas escolas e instituições sociais do município. Como parte das ações foi lançado uma cartilha que traz um panorama sobre os principais conceitos que envolvem a violência contra crianças e adolescentes, especialmente quando ocorre a violência sexual. O objetivo da cartilha é difundir esse tema para cada vez mais a população aumente a consciência sobre o assunto.
O número de denúncias aumentam cada dia mais, hoje são atendidas em média 120 casos que envolve o assunto supracitado, no CREAS. É preciso romper com o pacto de silêncio que encobre as situações de abuso e exploração contra crianças e adolescentes. Não se pode ter medo de denunciar, essa é a única forma de ajudar esses meninos e meninas.Saiba a quem recorrer em caso de suspeita de violência sexual infanto-juvenil: Conselho Tutelar- 3133-2791, Delegacia da mulher – 3122-4211 e Vara da infância- 3125-4133.
Mais informações no CREAS: Centro referência especializada da assistência social- Rua Caetano de Campos, 201-Centro- telefone 3132-4919.  Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará