
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que 148 presos não retornaram aos presídios do Vale do Paraíba e Litoral Norte após a saída temporária realizada entre os dias 16 e 22 de setembro.
Ao todo, 3.123 detentos foram beneficiados pelo direito previsto na Lei de Execução Penal, que concede a “saidinha” a presos em regime semiaberto que cumprem requisitos como bom comportamento e parte da pena já executada.
*Clique “AQUI“e passe a nos seguir no Instagram do Jornal de Guará e seja mais informado através de vídeos e imagens. >>A Informação a um Click de Você!<<
Segundo a SAP, a maior parte das evasões ocorreu em Tremembé, onde dos 2.856 presos autorizados a deixar o presídio, 124 não voltaram. Em Potim, 19 dos 167 detentos também descumpriram o retorno. Já em Caraguatatuba, 5 dos 99 beneficiados não regressaram. Em Taubaté, não houve presos contemplados nesta etapa.
De acordo com a legislação, quem não retorna no prazo estabelecido passa a ser considerado foragido e perde automaticamente o direito ao regime semiaberto. Caso seja recapturado, o detento volta ao regime fechado.
A proporção de evasões registrada nesta edição representa cerca de 4,7% do total de beneficiados na região. Nos últimos anos, índices semelhantes vêm sendo observados, variando entre 4% e 7%.