
A Santa Casa da Misericórdia de Guaratinguetá teve a cozinha totalmente interditada pela Vigilância Sanitária, na tarde desta quinta-feira (09), após a constatação de irregularidades. A ação ocorreu após denúncia anônima.
Segundo informações, por volta das 09h57, foi encaminhado e-mail à Vigilância Sanitária Municipal com denúncia referente à cozinha da Santa Casa de Misericórdia de Guaratinguetá. A denúncia relatava que reformas estavam sendo realizadas enquanto o setor permanecia em funcionamento, havendo água caindo do teto, risco de desabamento e perigo à integridade física dos funcionários.
*Clique “AQUI“e passe a nos seguir no Instagram do Jornal de Guará e seja mais informado através de vídeos e imagens. >>A Informação a um Click de Você!<<
Sendo assim, por volta das 15h20, a equipe de Vigilância Sanitária compareceu ao local e constatou as irregularidades descritas na denúncia, observando as seguintes situações: Presença de grande quantidade de água suja espalhada por toda a cozinha; Goteira na área da viga de sustentação do teto; Armário de armazenamento de alimentos com acúmulo de água suja; Goteira sobre a coifa do fogão; Buraco na laje da área de lavagem de hortaliças, com infiltração de água;
Panela com alimento em contato direto com o chão, em meio à água suja; Equipamentos e utensílios molhados; Sala isolada devido ao desabamento parcial do teto; Utensílios diversos armazenados diretamente sobre o chão sujo e Janelas sem vidros, deixando a cozinha exposta a intempéries e vetores.
Diante da grande quantidade de água infiltrada e da desorganização do ambiente, verificou-se que não havia condições seguras para a manipulação de alimentos, existindo risco iminente de contaminação dos produtos destinados aos pacientes e funcionários.
Em razão das irregularidades constatadas, foram aplicadas Imposição de Penalidade de Interdição Total.
Cabe ressaltar que a Nutricionista do setor havia encaminhado e-mail aos responsáveis relatando sobre o ocorrido reafirmando que: “….o ambiente não se encontra apto para o preparo e distribuição segura das refeições, representando risco potencial à segurança alimentar e à saúde dos pacientes e colaboradores.”
Até o fechamento dessa reportagem a Santa Casa não havia se pronunciado sobre o ocorrido.
Atualização==>> A Santa Casa informou que “nenhum paciente ou colaborador foi prejudicado, e a alimentação segue normalmente, assegurada por uma empresa terceirizada”. A entidade informou ainda que “o ocorrido se deu em razão de um incidente ocasionado por um vazamento de grande volume de água, e todas as medidas necessárias estão sendo tomadas pela equipe técnica para solucionar a situação”.
A qualquer momento as informações poderão ser atualizadas.