
A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), sediada em Guaratinguetá (SP), realizou, nesta sexta-feira (28/11), a cerimônia de conclusão do Curso de Formação de Sargentos (CFS), Turma Apolo, e do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS), Turma Atena. Ao todo, 246 militares brasileiros e dois militares da nação amiga, Peru, foram promovidos à graduação de Terceiro-Sargento da Força Aérea Brasileira (FAB).
O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recepcionado pelo Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho. A solenidade contou com Oficiais Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais, o Reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Educação de Guaratinguetá, Bruno Modesto dos Santos, representando o Prefeito, Antonio Gilberto Filipo Fernandes Juinior, além de Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeito de Organizações Militares da FAB, e Graduados-Master das Guarnições de Aeronáutica de Guaratinguetá; de São Paulo; de São José dos Campos; de Guarulhos; do Galeão e familiares dos formandos.
*Clique “AQUI“e passe a nos seguir no Instagram do Jornal de Guará e seja mais informado através de vídeos e imagens. >>A Informação a um Click de Você!<<
A solenidade teve início com a incorporação da Bandeira Nacional e a revista à tropa. Durante o ato, aeronaves T-25 Universal, do Esquadrão Apolo, da Academia da Força Aérea (AFA), sobrevoaram o pátio de formatura, representando a integração entre as instituições de ensino da Força Aérea Brasileira (FAB).
O Sargento Vitor falou sobre o quanto foi especial tudo o que viveu durante o curso e sobre a realização do sonho de se tornar Sargento da FAB. “Este momento é muito especial. Foram dois anos aqui na Escola e, no último dia de formação, passou um filme na minha cabeça. A partir de agora, será uma grande satisfação ingressar na Força Aérea Brasileira. Ter sido o primeiro da turma é algo muito significativo. Conheci muita gente e isso será muito gratificante para a minha carreira. Carregar o estandarte foi uma grande vitória. Sempre quis ser o Líder do Corpo de Alunos, e conduzir esse símbolo tão importante me fez sentir a responsabilidade de seguir em frente”, finalizou o Militar da Turma Apolo.
“Entrei como o último da turma e, com persistência, consegui alcançar a primeira colocação. Foram quatro anos de estudo e quatro provas até chegar aqui. Minha determinação me fez realizar esse sonho. Entrar na Força Aérea recebendo uma medalha é uma emoção muito grande. Nunca imaginei. Eu assistia aos vídeos e pensava: ‘Será que um dia vou ter essa honra?’ E hoje estou recebendo”, agradeceu o Sargento Trindade, da Turma Atenas.
Após a imposição das insígnias, os novos Sargentos prestaram o Compromisso Solene, reafirmando valores éticos e institucionais. Também foi concedida a Medalha Eduardo Gomes – Aplicação e Estudo, destinada aos primeiros colocados dos cursos realizados pela Escola.
A solenidade prosseguiu com o Desfile Militar, conduzido pelo Comandante da Tropa, Coronel Aviador Gustavo Winckler de Oliveira. O grupamento entoou a Canção do Especialista e a Canção da Despedida, culminando na formação do tradicional gládio alado, símbolo da Força Aérea Brasileira. Como homenagem, uma aeronave F-5 Tiger, do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, realizou sobrevoo sobre o pátio.
Ao final da cerimônia, o Comandante da EEAR falou sobre o momento. “A formatura tem grande relevância para a Força Aérea Brasileira porque representa o cumprimento da missão da Escola: formar profissionais altamente capacitados. Cada turma concluída é motivo de realização para todos nós professores, instrutores e militares envolvidos no processo. Entregar novos sargentos à FAB é uma satisfação, assim como ver a emoção das famílias que acompanham essa conquista. Sempre digo aos pais que tenham paciência e resiliência, pois o esforço vivido aqui logo se transforma em orgulho e alegria.”































