Início Notícias Guará Guaratinguetá recebe acelerador linear para ampliar acesso ao tratamento oncológico no SUS

Guaratinguetá recebe acelerador linear para ampliar acesso ao tratamento oncológico no SUS

70
0
Divulgação: Gov – Foto: Luan Martins

O Ministério da Saúde entrega, nesta sexta-feira (24), um acelerador linear à Santa Casa de Misericórdia de Guaratinguetá (SP), ampliando o acesso ao tratamento de pacientes com câncer no município. A ação integra o programa Agora Tem Especialistas e conta com um investimento federal de R$ 13,1 milhões.

“O câncer é uma das maiores batalhas enfrentadas pelas famílias brasileiras. O compromisso do ministro Alexandre Padilha e do presidente Lula é claro: não deixar nenhum brasileiro sem tratamento. Com o programa Agora Tem Especialistas, estamos agindo para diminuir drasticamente o tempo de espera e, principalmente, garantir que seja um tratamento de ponta”, celebra o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto.

*Clique “AQUI“e passe a nos seguir no Instagram do Jornal de Guará e seja mais informado através de vídeos e imagens. >>A Informação a um Click de Você!<<

E complementa: “Hoje, a Santa Casa de Guaratinguetá dá um passo gigantesco com a entrega deste acelerador linear, elevando o padrão de cuidado não só para os moradores da cidade, mas para toda a região do Vale do Paraíba”.

No âmbito do programa, já foram viabilizados a aquisição de 24 aceleradores lineares para diversos estados. A expectativa da pasta é entregar 121 novos aceleradores lineares até o fim de 2026.

A nova unidade terá capacidade de realizar 600 sessões de radioterapia por ano em 8 horas de operação diária, com início de atendimento previsto para novembro de 2025. Trata-se da primeira solução de radioterapia na região do Vale Histórico Paulista, reforçando a interiorização do acesso a tratamentos de alta complexidade.

A Santa Casa de Misericórdia é uma instituição privada sem fins lucrativos, que atende pacientes pelo SUS, convênios e particular, com 121 leitos distribuídos entre os setores de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Psiquiatria, Clínica Médico-Oncológica, Centro de Tratamento de Queimados e Unidade de Tratamento Intensivo.

Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará