
Um proprietário de uma área rural foi autuado pela Polícia Ambiental por corte de árvores sem autorização na tarde de quinta-feira, no bairro do Paiol, em Guaratinguetá. No total, foram 10 árvores.
De acordo com a corporação, a vistoria foi realizada juntamente com equipes da Polícia Científica, Polícia Civil, Secretaria de Meio Ambiente do Município e Secretaria de Planejamento e Coordenação de Habitação de Guaratinguetá.
Na propriedade, foi constatado o corte isolado de 07 (sete) exemplares arbóreos nativo da espécie Pau-Jacaré (Piptadenia gonoacantha), 02 (dois) exemplares arbóreos nativo da espécie Embaúba (Cecropia) e 01 (um) exemplar arbóreo nativo da espécie Micônia (Miconia Papillosa), em área comum, material este disperso do local não havendo material para apreensão.
Ainda de acordo com a Polícia Ambiental, foi elaborado auto de infração no valor de R$3 mil (três mil reais) e o proprietário foi orientado.

A polícia orienta que para o corte de árvores nativas ou exóticas em área urbana deve ser retirada autorização na secretaria de meio ambiente do município, já para o corte em área rural deve ser solicitado autorização na CETESB. O corte de árvores exóticas que não estejam em área de preservação permanente não necessitam de autorização. Ex. Eucalipto.