
No dia 9 de fevereiro, cerca de 1.000 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e cuidadores educacionais da rede municipal de Guaratinguetá (SP) participarão de uma capacitação técnica voltada ao atendimento a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), faz parte do fortalecimento da educação inclusiva no município, que conta com mais de 7 mil pessoas com deficiência, segundo dados do IBGE de 2022.
*Clique “AQUI e passe a nos seguir no Instagram do Jornal de Guará e seja mais informado através de vídeos e imagens. >>A Informação a um Click de Você!<<
O treinamento será realizado na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), das 9h às 12h, com abertura oficial feita pelo secretário executivo da SEDPcD, João Manoel Scudeler de Barros. Durante o encontro, serão abordados temas como manejo comportamental no ambiente escolar, organização da rotina, comunicação funcional e promoção da autonomia dos alunos.
A programação também inclui discussões sobre a atuação integrada entre professores do AEE e profissionais de apoio, questões sensoriais, interação social, planejamento pedagógico e construção do Plano Educacional Individualizado (PEI). Outro destaque será o papel do corpo e do movimento na regulação sensorial e no processo de aprendizagem.
Essa ação integra a política do Centro TEA Paulista, equipamento da SEDPcD gerido em parceria com a Rede Teia Agir, que visa disseminar conhecimento sobre o TEA e fortalecer a articulação entre as políticas públicas de saúde, educação e assistência social. Desde a inauguração do Centro, cerca de 1.000 profissionais de vários municípios já foram capacitados, contribuindo para a ampliação do modelo de atendimento em São Paulo.
































