
A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) poderá ser entregue ainda neste mês em Guaratinguetá. Segundo a prefeitura, está previsto para o dia 27 de julho a inauguração.
O hospital, que tem como endereço a Rua Rangel Pestana, prestará atendimentos em casos de urgência e emergência e pode se tornar referência na microrregião para ocorrências mais graves. A localização é de fácil acesso e a unidade fica próxima a duas saídas da Rodovia Presidente Dutra, pelo Posto do Rui, no Campinho, para o motorista que segue sentido São Paulo, ou pelo acesso próximo ao Spani Atacadista, para o condutor que trafega em ambos os sentidos.
Segundo a Prefeitura de Guaratinguetá, o hospital está em fase final de obras e pode ser entregue à população no fim de junho ou no início de julho. A estrutura do prédio foi completamente alterada e as características da edificação, que antes era utilizada pelo Governo do Estado de São Paulo como plantão policial e delegacias, hoje não se assemelham em nada ao passado desse local.
Remodelado, reestruturado e amplamente modificado, o prédio está praticamente pronto para ser administrado por uma empresa do ramo hospitalar ou uma organização social que preste serviços para a saúde. A administração municipal abriu dois processos licitatórios e está em fase de conclusão dos certames, que vão definir uma responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento e a responsável pela retaguarda médica. A retaguarda funciona como um suporte à UPA, quando houver necessidade de transferência de pacientes de um local para o outro ou quando for necessária intervenção clínica de algum profissional especialista e que não haja esse profissional na UPA.
No fim do ano passado, a Prefeitura concluiu a instalação de uma importante alça de acesso que vai conectar a Unidade de Pronto Atendimento à Santa Casa de Guaratinguetá. Os hospitais são vizinhos e estão separados apelas pela Rua Rangel Pestana. A conexão entre as unidades será feita através de uma passarela, que foi construída com doações recebidas pela administração municipal de gigantes multinacionais que estão instaladas no município. A Liebherr doou materiais metálicos e a AGC fez a cessão de vidros para confecção da via de acesso rápido entre os hospitais.
A Unidade de Pronto Atendimento substituirá o Pronto Socorro Municipal, que atualmente está instalado no Hospital Frei Galvão, em um prédio anexo a esse complexo hospitalar. Hoje, o PS é a porta de entrada para atendimentos de urgência e emergência em Guaratinguetá e tem como retaguarda clínica o próprio Hospital Frei Galvão. Em março deste ano, Marcus Soliva (PSC), prefeito de Guaratinguetá, confirmou que a mudança de unidade ocorreria entre 60 a 90 dias.
Hoje, anexo ao Hospital Frei Galvão, está, além do Pronto Socorro, os atendimentos de pediatria e materno-infantil. Segundo o Executivo, os atendimentos serão mantidos neste hospital, já que na estrutura da UPA não consta a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal e a Santa Casa não possui essa UTI de acordo com a Prefeitura.
A nova UPA foi conquistada pelo município após longa negociação com o Governo do Estado de São Paulo, que aceitou ceder o prédio para ter em troca outras edificações para servirem como sedes do Plantão Policial, Delegacia da Mulher e Delegacia Geral da cidade.