Início Notícias Doria lança programa de desenvolvimento Viva o Vale no Vale do Paraíba

Doria lança programa de desenvolvimento Viva o Vale no Vale do Paraíba

249
0
Divulgação: Governo do Estado de São Paulo

O Governador João Doria lançou no último sábado (22), em Cruzeiro, o programa de desenvolvimento Viva o Vale. A iniciativa abrange 17 municípios das regiões do Vale Histórico e Vale da Fé e contempla ações para o crescimento econômico e para solucionar as necessidades sociais do Vale do Paraíba.

O investimento será de R$ 120 milhões, o maior já realizado na região pelo Governo de São Paulo.

“Hoje é um dia especial para o Vale do Paraíba. Estamos lançando o Viva o Vale, programa que vai trazer crescimento econômico, desenvolvimento e geração de emprego para a região”, afirmou Doria. “Estes recursos serão colocados imediatamente. Não é um plano para o futuro, é para o presente, é para já”, completou o Governador.

O Vale Histórico abrange os municípios de Areias, Arapeí, Bananal, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, Silveiras, São José do Barreiro. O Vale da Fé inclui Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lorena, Piquete, Potim e Roseira.

Durante o evento, foi anunciada a construção de uma UBS em Cruzeiro e de um novo Hospital Regional no município. O hospital começa a atender em janeiro de 2023, com ampliação dos serviços gradativamente. Também houve a assinatura de um autorizo para que a Secretaria de Estado da Saúde realize estudo técnico de reestruturação da saúde da região, ampliando a assistência para a população com foco em alta e média complexidade. Além disso, está em andamento a aquisição de 17 novas ambulâncias para a região.

Na área de infraestrutura, haverá recuperação de 60,8 km de vicinais, além da celebração de convênios para obras de infraestrutura urbana indicadas pelas prefeituras por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional. O programa ainda permitirá a licitação da concessão do aeroporto de Guaratinguetá em julho, no pacote de desestatização dos 22 aeroportos estaduais.

O Governador anunciou também a abertura de unidades do Poupatempo nos municípios de Cruzeiro e Lorena, que vai beneficiar mais de 170 mil pessoas, e a instalação de uma Fatec em Lorena. Haverá ainda novo convênio com o Banco do Povo, com expansão da política de crédito para a região, com a instalação de uma unidade em Bananal.

A região do Vale do Paraíba será integrada ao sistema Detecta de videomonitoramento da Polícia Militar.

No turismo, o foco será na capacitação de atores locais via Arranjo Produtivo Local (APL) e reforço das vocações setoriais de desenvolvimento locais. Na área da cultura, haverá a construção de salão multiuso.

Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará