
O governo dos Estados Unidos anunciou que irá classificar as facções brasileiras Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como Organizações Terroristas Estrangeiras. A medida, divulgada pelo Departamento de Estado norte-americano, entra em vigor no dia 5 de junho e foi confirmada pelo secretário de Estado, Marco Rubio.
Segundo o governo americano, as duas facções estão entre as organizações criminosas mais violentas da América Latina, com atuação ligada ao tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e ataques contra agentes públicos e civis. Os EUA afirmam que a influência do PCC e do CV ultrapassa as fronteiras brasileiras e alcança outros países da região e também território norte-americano.
*Clique “AQUI e passe a nos seguir no Instagram do Jornal de Guará e seja mais informado através de vídeos e imagens. >>A Informação a um Click de Você!<<
A decisão preocupa o governo brasileiro e especialistas em segurança internacional. Avalia-se que a classificação como grupos terroristas pode abrir espaço para sanções financeiras mais rígidas, restrições econômicas e até ampliar a atuação de órgãos de inteligência dos EUA em investigações relacionadas às facções.
Especialistas também alertam para possíveis impactos na soberania brasileira e na cooperação entre os dois países. Há receio de que o compartilhamento de informações de segurança passe a ser centralizado em agências americanas, como a CIA, dificultando operações conjuntas entre autoridades brasileiras e norte-americanas.
O anúncio ocorre em meio ao endurecimento da política externa do presidente Donald Trump na América Latina e coincide com reuniões do senador Flávio Bolsonaro com autoridades americanas em Washington. O governo Lula ainda não divulgou uma resposta oficial detalhada sobre a decisão dos Estados Unidos.


































