Início Notícias Guará Guaratinguetá confirma primeiro caso de variante Delta da Covid-19

Guaratinguetá confirma primeiro caso de variante Delta da Covid-19

648
0
Imagem meramente ilustrativa extraída da Internet

A cidade de Guaratinguetá registrou o primeiro caso da variante Delta de Covid-19, mais transmissível originária da Índia. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira 15 de junho pelo Instituto Butantan. O diagnóstico foi feito após análise de exames por sequenciamento genômico do vírus, realizado pelo próprio instituto.

Segundo informações, trata-se de uma mulher de 29 anos, que começou a ter no dia 28 de junho o quadro leve da doença. Ela apresentou tosse, coriza e dor muscular. Ainda de acordo com o Butantan, a paciente não tinha histórico de viagem antes da infecção.

A Secretaria Estadual de Saúde e a vigilância epidemiológica da cidade monitora o caso e as pessoas que tiveram contato com a paciente diagnosticada.

Nota da Prefeitura: 

A Secretaria Municipal de Saúde de Guaratinguetá informa que este caso divulgado da variante delta no município, de uma mulher de 29 anos, foi confirmado laboratorialmente e que a pessoa teve contato com outras duas mulheres (de 49 e 75 anos) que também apresentaram sintomas. Elas evoluíram bem clinicamente.

A paciente mais nova tomou uma dose da vacina, e as outras tomaram as duas doses. Elas não saíram do município, o que significa que há uma circulação da variante no município de Guaratinguetá, bem como no Vale do Paraíba e Estado de São Paulo.

O período de isolamento delas já foi cumprido.

A Secretaria reforça a necessidade da manutenção das medidas de distanciamento, o uso de máscara e álcool gel, além da vacinação no combate ao vírus.

Variante Delta:
Estima-se que a variante Delta seja de 30% a 60% mais transmissível que outras variações do coronavírus.

Mas o que leva essa variante Delta a ser mais preocupante?

Em linhas gerais, se trata do conjunto de “aprimoramentos” genéticos que facilitam o espalhamento e a invasão do corpo humano.

Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará –