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Horários de atendimento dos bancos durante a fase emergencial do Plano SP

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Fonte: Febraban – Foto: Arquivo do Jornal de Guará

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou uma série de medidas para o funcionamento das agências durante a fase emergencial do Plano SP, que começa a valer a partir de segunda-feira (15). Entre as ações adotadas, os bancos vão restringir a entrada de clientes nas unidades e dedicar um horário especial ao público que faz parte do grupo de risco.

1- Os bancos reforçam a necessidade de que os clientes e o público em geral evitem ao máximo o comparecimento presencial nas agências bancárias do estado, utilizando os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços. O atendimento pelo celular (mobile banking), pelo computador (internet banking) e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.

2- A rede de agências durante a fase emergencial estarão abertas minimamente das 9 às 10 horas para atendimento exclusivo para pessoas do grupo de risco, como aqueles acima de 60 anos e as gestantes. Os demais clientes serão atendidos pelo menos entre 10 e 15 horas.

3- A Caixa Econômica Federal, em vista de suas características distintas para pagamentos de benefícios e auxílios emergenciais, divulgará o seu horário de atendimento, através de seus canais próprios.

4- Também a partir desta segunda-feira, a entrada de clientes nas agências bancárias deverá ser restrita a casos absolutamente prioritários, evitando aglomerações em ambientes fechados. Os funcionários das agências farão uma triagem do atendimento.

Para as situações absolutamente excepcionais, em que a presença nas agências se mostrar indispensável, os bancos estão reforçando as medidas de higienização das instalações, inclusive agências e caixas eletrônicos.

Os bancos vão assegurar aos funcionários toda a proteção disponível, como uso de máscaras, álcool gel e os demais equipamento de proteção individual. Em casos de contaminação confirmada, as agências passarão por um novo processo de higienização.

Além disso, todas as reuniões presenciais com clientes, agendamentos de visitas externas ou quaisquer contatos fora das agências serão restritas aos casos estritamente excepcionais.

A rede bancária reforçará a sinalização das agências, indicando a necessidade de afastamento social, higienização e uso de máscaras.

Para evitar aglomerações de pessoas, a FEBRABAN também reforçou orientação para organização de filas no autoatendimento e nas áreas externas das agências. Elas incluem checagem das marcações feita nas calçadas com no mínimo 1,5 metro de distância entre as pessoas e ações coordenadas com as forças de segurança locais para cumprimento das medidas de conscientização e redução das aglomerações.

A FEBRABAN ressalta a importância da utilização dos canais digitais para atendimento dos serviços bancários a fim de evitar a concentração de pessoas nas agências. Essas são ações eficazes de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias.

A FEBRABAN e seus bancos associados acreditam que, com a colaboração de todos, o país será capaz de conter o avanço do COVID-19 e reduzir seus efeitos negativos sobre a população.

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