Início Notícias Guará Nota Oficial diz que Governo de SP terá que bancar manutenção na...

Nota Oficial diz que Governo de SP terá que bancar manutenção na Barragem dos Motas

3226
0
Divulgação: Prefeitura de Aparecida

Em Nota Oficial, a Prefeitura Municipal de Aparecida informa que a Barragem dos Motas é assunto de Ação Civil Pública (nº 1000943.2018.8.26.0220) em que o Governo Estadual de São Paulo foi condenado em processo já finalizado (trânsito em julgado) para que execute as obras de manutenção estrutural (exemplos: rachaduras no muro de contenção de água, trincas e reboco, entre outros), que incluem os problemas relatados nas redes sociais, mídia digital e imprensa regional.

A Prefeitura de Aparecida também comunica que, no final de 2022, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) esteve na Barragem dos Motas para realizar uma avaliação. E, agora, em fevereiro de 2024, devido às chuvas, a Defesa Civil Estadual de SP acionou o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Governo Estadual de SP para que enviasse nova equipe com engenheiro para que fizesse nova avaliação no local. O DAEE realizou a vistoria no dia 22 de fevereiro de 2024 na Barragem dos Motas. Neste dia, segundo a Defesa Civil Estadual, o DAAE informou de forma preliminar que a “barragem estava estável”. A Defesa Civil Estadual aguarda o relatório com o laudo oficial do DAEE.

A Prefeitura de Aparecida esclarece que, no dia 26 de janeiro de 2024, em ação de cumprimento de sentença (nº 1001433-75.2022.8.26.0220) houve decisão judicial para que o Governo Estadual de SP apresentasse, no prazo de 30 dias, informações sobre os reparos e planos necessários à Barragem dos Motas.

E, no dia *26 de fevereiro de 2024*, a Prefeitura Municipal de Aparecida enviou ofício (nº 39/2024) para o DAEE solicitando em *caráter de urgência* as medidas já estipuladas em decisão judicial:

a) que o Governo Estadual de SP (DAEE) apresente imediatamente as obras e estudos já feitos e, ainda, realize em caráter de urgência, se o caso exigir, as obras de melhoria, reparo e contenção na Barragem dos Motas.

b) que o DAEE apresente laudo de vistoria técnica realizada no dia 22/02/2024.

A Prefeitura de Aparecida reitera que realiza o monitoramento periódico do nível da Barragem dos Motas.

A Prefeitura de Aparecida reforça que solicitou em caráter de urgência a manutenção estrutural ao Departamento de Águas e Energia Elétrica e o relatório oficial com o laudo técnico da vistoria realizada pelo DAEE no dia 22/02/2024 na Barragem dos Motas.

A Prefeitura de Aparecida salienta que outros órgãos e autoridades, como a Câmara Municipal de Guaratinguetá, a Defesa Civil Estadual de SP e o Sistema Integrado de Segurança de Barragens (SISB), também foram oficiados e/ou comunicados sobre as demandas da Barragem dos Motas.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará