Início Artigos Para organizar o orçamento é preciso saber economizar

Para organizar o orçamento é preciso saber economizar

818
0
contaComo estão as contas da casa? A família consegue poupar ou todo mês entra no cheque especial? Para organizar o orçamento é preciso saber economizar e seguir algumas regrinhas básicas que farão seu planejamento doméstico poupar sua receita mensal.
Confira algumas dicas do docente Francisco de Sousa Roberto Junior, do Senac São José dos Campos.
Gastos fixos
Reduza os gastos fixos, como o consumo de água, luz e telefone. Os pacotes de TV a cabo e banda larga podem ser trocados por opções mais em conta. “As despesas fixas devem representar, no máximo, 50% da renda mensal da família”, conta o especialista.
Gastos supérfluos
“Corte do orçamento aquelas pequenas compras ou serviços desnecessários que podem esperar mais um tempo para ser adquiridos ou consumidos”, como por exemplo as idas aos salão de beleza e a lavagem semanal do carro no lava rápido.
Substitua produtos
No supermercado e no comércio, escolha marcas mais baratas ou genéricas. “A dica é avaliar o rendimento do produto e optar por aquele com melhor custo benefício”.
Organização financeira
De acordo com o especialista, planilhas ajudam bastante, entretanto é preciso ter muita disciplina para não perder o controle. “Existem modelos de planilhas de planejamento doméstico disponíveis online. Outra opção são os aplicativos para Android e iOS que podem ser baixados gratuitamente no seu smartphone”, comenta.
Poupança e Investimentos
“É difícil definir uma porcentagem para cada gasto, porém é possível definir uma meta para guardar dinheiro, e utilizá-lo em casos de emergência, evitando também financiamentos e empréstimos. O ideal é que reservemos 20% das nossa receita mensal para investir em aplicações que rendam pelo menos acima da inflação, como por exemplo o CDB, alguns fundos de investimento ou títulos públicos”, finaliza o docente.
Divulgação: KMS Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará