Início Notícias Guará Santuário Frei Galvão cria grupo de brigadistas para combate a incêndios

Santuário Frei Galvão cria grupo de brigadistas para combate a incêndios

452
0
Fonte: Frei Leandro Costa Santos, OFM

Em uma ação inédita voltada para a segurança ambiental e a preservação do Parque Laudato Si’, o Santuário Frei Galvão formou sua primeira turma de brigadistas para combate a incêndios em áreas de cobertura vegetal.

O curso capacitou cerca de 30 voluntários com o objetivo de fortalecer a cultura de prevenção e oferecer suporte nas emergências que envolvem queimadas e incêndios florestais. “De toda crise nasce a necessidade”.

No dia 30 de agosto, a região de mata do Santuário Frei Galvão, que guarda o Parque Laudato Si’, foi vítima de um incêndio criminoso que quase consumiu as milhares de mudas plantadas há mais de 3 anos. O parque é uma área de reflorestamento com cerca de 20 m². Esse fato lamentável foi a motivação para a criação da brigada de incêndio do Santuário Frei Galvão.

Na manhã do dia 28 de setembro, sob a orientação dos bombeiros, como a Soldado Rafaela, o Cabo Edimilson, o Cabo Jorge Luís e o Cabo Uchôa (palestrante), os voluntários receberam instruções teóricas e práticas sobre combate a incêndios, o uso de extintores, a compreensão dos fatores climáticos e as formas de propagação do fogo.

Além disso, os brigadistas aprenderam sobre as responsabilidades individuais na prevenção de incêndios, especialmente em áreas suscetíveis à queima de vegetação.O curso, que originou o Grupo de Combate a Incêndios Florestais do Santuário Frei Galvão, também destacou a importância da conscientização voluntária, reforçando que a segurança é uma responsabilidade de todos.

“A prevenção de incêndios é um dever pessoal e o conhecimento adquirido neste curso traz benefícios não só para o Santuário, mas para toda a região de Guaratinguetá”, disse o Cabo Uchôa, que conduziu a formação.

Essa formação pioneira marca o início de um esforço do Santuário Frei Galvão no enfrentamento de atitudes humanas que prejudicam a Casa Comum, obra primorosa de Deus para suas criaturas.Com a missão de prevenir e combater incêndios, esta nova missão representa um marco para o Santuário no cuidado com a Casa Comum, promovendo a segurança e o bem-estar de todos: seres humanos, a flora e a fauna.

Essa é a resposta madura e concreta que os frades, assessorados pelo corpo de bombeiros da cidade de Guaratinguetá, dão neste tempo da criação.”Nas emergências, os que sobrevivem não são os mais fortes, mas os mais preparados.”