Início Artigos Você sabe a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

Você sabe a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

760
0
Ambos profissionais estão preparados para lidar com situações que afetam o ser humano, mas cada profissional tem uma formação diferente e técnicas de trabalho diferentes.
Vamos conferir as diferenças entre eles:
1-) O psicólogo tem a formação em Psicologia, jà o Psiquiatra tem a formação em Medicina com especialização em Psiquiatria.
2-) A psicologia estuda fenômenos e processos psicológicos, na constituição do individuo. Já a psiquiatria estuda as doenças e os transtornos mentais que afetam o comportamento e a parte psíquica da pessoa, assim alterando o funcionamento do organismo.
3-) O psicólogo atende pessoas que estão em sofrimento psíquico. Já os psiquiatras atendem pacientes para tratar transtornos relacionados à saúde mental e com isso pode prescrever medicamentos que ajudaram nesse tratamento.
4-) O psicólogo utiliza a o processo de terapia como forma de tratamento. Já o psiquiatra tem como base os seus sintomas, para que assim possa ser feito o diagnostico de doenças mentais, para que ele prescreva o medicamento necessário.
5-) Os psicólogos atuam não só em consultórios, mas também em hospitais, escolas, recursos humanos, na área do esporte, transito e entre outros. Já os psiquiatras atendem em clinicas e consultórios, tendo como foco as patologias (doenças).
Portanto percebemos que em determinadas situações o trabalho de um profissional complementa o outro, como por exemplo, em casos de depressão é necessário que o paciente esteja em tratamento com ambos para que consiga ter um resultado positivo e ter uma vida melhor.
Agora que ficou mais claro sobre o trabalho de cada profissional, deixo a seguinte pergunta: Você já procurou o tratamento ideal?

Fabiana25-5

Por: Psicóloga Fabiana Mara Martins CRP: 06/128132  Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará