Início Artigos Acesso à internet cresce entre a terceira idade

Acesso à internet cresce entre a terceira idade

911
0
Imagem meramente ilustrativa extraída do Portalamigodoidoso.com
A internet está conquistando cada vez mais gente. Principalmente, aquelas pessoas que não davam muito atenção para a tecnologia por terem vivido um bom tempo sem a presença dessa ferramenta na sociedade, como nossos pais ou avós.
No Brasil, o aumento significativo de idosos conectados à web vem chamando atenção. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2008, cerca de 5,7% de pessoas com mais de 60 anos acessavam a rede mundial de computadores, passando para 12,6% em 2013.  No Sudeste, o percentual é ainda maior. Em 2008, 7,7% de pessoas com mais de 60 anos acessaram a internet nos três meses de referência daquele ano. Em 2013, esse número mais que dobrou, passando para 17,1%. Tornando assim, uma alegria comum ler as mensagens virtuais do vovô e da vovó.
Para Marco Antônio Zerati Teixeira, docente do Senac Taubaté na área de tecnologia da informação, um dos motivos que explicam o crescimento de idosos conectados à internet é a necessidade de acompanhamento da rotina dos filhos e netos. “A terceira idade vem tendo seu primeiro contato com os sistemas de informação através da internet, e este contato envolve algumas particularidades, abordando seus interesses, forma de aprendizagem, medos e dificuldades. Com auxilio familiar, esse aprendizado se torna mais atraente e é incentivado geralmente pelos integrantes mais novos, resultando na presença do vovô e da vovó nas páginas virtuais”, explica.
Quanto à navegação virtual desse público, ela varia muito do uso pessoal. Segundo Marco, o uso redes sociais é o mais frequente. “Os idosos usam mais a internet para o uso pessoal, mas muitos deles ainda são profissionalmente ativos com crescente uso das redes e mídias sociais, streaming de música, sites e-commerce mais conhecidos e seguros, internet banking, e-learning, mensagens instantâneas e e-mail”, explica o docente.
Outro motivo que explica o crescimento de pessoas da terceira idade conectadas à internet é a influência da geração atual, aliada com a tecnologia. Além do acesso aos dispositivos móveis com acesso à web.
Marco Antônio dá algumas dicas para o uso saudável da internet pelos idosos, como preservar a vida pessoal e sempre checar fontes de informações. “Evite publicar onde você está e com quem está. É necessário preservarmos os detalhes do nosso dia a dia para um uso seguro e proveitoso do ambiente virtual”, finaliza o docente.
Divulgação: KMS. Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará