Início Artigos As belezas religiosas e rurais do Vale do Paraíba

As belezas religiosas e rurais do Vale do Paraíba

2124
0
O Vale do Paraíba está localizado em uma posição geograficamente privilegiada. Ao nosso arredor, temos a montanha, o litoral e uma diversidade de belezas tradicionais do interior para serem visitadas, sendo uma excelente opção para aproveitar os dias de descanso do fim de ano. Com inúmeros roteiros turísticos que contemplam vistas maravilhosas, como a Serra da Mantiqueira, Serra do Mar e Serra da Bocaina, é possível conhecer peculiaridades religiosas, caipiras, históricas e rurais, que são encontradas no Vale.
O docente da área de turismo do Senac Guaratinguetá, Anderson Henrique Solcia, destaca a riqueza cultural dos roteiros turísticos religiosos, especialmente na cidade de Roseira, Aparecida e Guaratinguetá. Confira algumas dicas de passeios:
Roseira: No município de Roseira, o turista se encantará pelo Mosteiro Sagrada Face, reconhecido como um dos principais locais de peregrinação do Vale.
Foto: oblatosdecristo.com
Aparecida do Norte: Na conhecida capital da fé, temos o passeio pelo Rio Paraíba do Sul, onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, o Museu de Cera com cenas da história de Aparecida e seus respectivos milagres, o Santuário Nacional e o Museu de Nossa Senhora. Além da Passarela da Fé e a Basílica Velha e o passeio do bondinho aéreo, onde é possível contemplar toda a cidade.
Foto enviada por Nice Sampaio
Guaratinguetá: Em “Guará”, o turista poderá encontrar o Santuário Frei Galvão, o Seminário Frei Galvão com uma exposição internacional e permanente de presépios e uma linda imagem de Nossa Senhora de Fátima com 10 metros de altura, o Santuário da Esperança que recebeu a visita do Papa Bento XVI. E, ainda, um roteiro gastronômico com fazendas de arrozes especiais, alambiques com cachaças, licores e doces artesanais e pesqueiros truta com pratos típicos.
Foto: Jornal de Guará
Outra dica que o docente recomenda é o passeio rural em Cunha, onde é encontrado diversos ateliês de cerâmica, cervejarias artesanais, cultivos de lavanda, cachoeiras e gastronomia à moda caipira com pratos deliciosos que acompanham pinhão.
Foto enviada por Luan Oliveira
Ainda na região do Vale Histórico, os municípios de Areias, Arapeí, São José do Barreiro e Bananal oferecem passeios à diversas fazendas ex-cafeeiras, alambiques, igrejas, estação de trem, artesanato de barbantes, doces, entre outras atrações.
Divulgação: KMS. Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará.