Início Notícias Guará Jovem de 24 anos está internado na UTI com suspeita de meningite...

Jovem de 24 anos está internado na UTI com suspeita de meningite em Guaratinguetá

261
0

Um jovem de 24 anos, morador da Colônia do Piaguí está internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensiva) do Hospital Frei Galvão (SUS), com suspeita de meningite bacteriana. O paciente está no setor de isolamento e usando máscara hospitalar.

Segundo a família, Giovanni apresentou muitas dores na cabeça e no corpo, na última sexta-feira (2), em sua residência. Em seguida, ele foi conduzido ao Pronto Socorro, passou por atendimento e foi liberado para tomar remédio em casa. Já, na segunda-feira (5), o quadro dele havia se agravado, no qual levaram o paciente até o CEPOG para saber o que realmente ele tinha. Desde então, Giovanni foi encaminhado ao setor de internação do Pronto Socorro, e quinta-feira precisou ser transferido para UTI, devido os exames constarem que se tratava de meningite bacteriana. Novos exames estão sendo feitos.

*Estamos aguardando um parecer da Secretaria de Saúde sobre o caso apresentado.

Meningite Bacteriana

A meningite bacteriana é a infecção que provoca a inflamação do tecido que envolve o cérebro e a medula, causada por uma bactéria como Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae, Mycobacterium tuberculosis ou Haemophilus influenzae, por exemplo.

Geralmente, a meningite bacteriana é uma situação grave que pode colocar em risco a vida da pessoa, caso não seja tratada adequadamente. Apesar disso, a meningite bacteriana tem cura, mas a pessoa deve ser levada para o hospital assim que os primeiros sintomas apareçam para receber o tratamento adequado.

Sintomas de meningite bacteriana

O tempo de incubação da bactéria geralmente é de 4 dias até que a pessoa comece a apresentar os primeiros sintomas de meningite, que podem ser:

1- Febre acima de 38º C;

2- Dor de cabeça intensa;

3- Dor ao virar o pescoço;

4- Manchas roxas na pele;

5- Rigidez muscular no pescoço;

6- Cansaço e apatia;

7- Sensibilidade à luz ou ao som;

8- Confusão mental.

O médico pode chegar ao diagnóstico da meningite bacteriana após observar os sintomas apresentados e o exame líquor cefalorraquidiano. O antibiograma realizado através do líquor é importante para identificar o tipo de bactéria que está causando meningite porque existem antibióticos mais indicados para cada tipo de bactéria. – Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará.