Início Receitas Mousse de chocolate

Mousse de chocolate

842
0
Imagem meramente ilustrativa extraída do receitasdemulher.com
Ingredientes
320g de chocolate amargo com 70% de cacau
80g de manteiga
8 ovos inteiros
1 pitada de sal
80g de açúcar
1 barra de chocolate para decorar
Modo de preparo
Sobre uma tábua, pique o chocolate com uma faca. Em um recipiente em banho-maria, derreta o chocolate picado com a manteiga cortada em pedaços e misture-os. Quando a mistura estiver derretida, retire o recipiente do banho-maria e deixe esfriar até que fique completamente morna (18ºC a 20ºC).
Separe as gemas das claras e despeje em uma bacia. Reserva as claras.
Bata um pouco as gemas para liquefazê-las. Em uma vasilha, bata as claras em neve depois de ter adicionado a pitada de sal; quando elas ficarem bem brancas e espumantes, adicione o açúcar e continue a bater até que elas fiquem com uma consistência firme. A seguir, acrescente delicadamente as gemas e, com a ajuda de um fouet, mas sem bater, mexa partindo do centro do recipiente em direção às bordas para obter uma mistura homogênea.
Adicione 1/4 da mistura de gemas e claras à preparação de manteiga com chocolate, misturando delicadamente com uma espátula flexível. Deseje tudo sobre os 3/4 restantes, sempre tomando cuidado de colocar a espátula no meio da tigela para começar a mexer até as bordas e voltar em direção ao centro, misturando bem delicadamente.
Preparação
Em uma xícara grande, despeje a mousse de chocolate. Coloque na geladeira por três a quatro horas e cubra com raspas de chocolate. Elas podem ser obtidas passando as costas da faca sobre a barra de chocolate.
Para porções individuais, deixe a mouse de chocolate endurecer um pouco, levando à geladeira por aproximadamente 15 minutos. Despeje-a a seguir no saco de confeiteiro com bico canelado e recheie os ramequins, desenhando uma rosa no topo.
Divulgação: KMS. Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará.