Seminário Franciscano Frei Galvão completa 77 anos « Jornal de Guaratinguetá

Seminário Franciscano Frei Galvão completa 77 anos

11 de março de 2019

O Seminário Franciscano Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), enquanto “Sementeira de Deus”, foi fundado em março de 1942. Na ocasião, chamava-se Colégio Seráfico Frei Galvão, em homenagem ao primeiro santo brasileiro e filho da cidade, Santo Antônio de Sant’Anna Galvão.

Ao longo dos 77 anos, esta casa de formação franciscana passou por três fases, sem deixar de cumprir a missão de ser “Sementeira de Deus”: o período do seminário menor, que acolhia jovens para o ensino fundamental; a fase do SEVOA, que acolhia vocacionados mais adultos; e, por fim, a etapa do Postulantado, período em que o candidato à vida religiosa se prepara para ingressar no Noviciado da Ordem dos Frades Menores, vivenciando uma experiência de formação que abrange as dimensões humana, cristã, psicológica e espiritual.

Além de instituição formativa, em 2009, o Seminário Franciscano Frei Galvão se tornou um Centro de Acolhimento aos devotos do primeiro santo brasileiro, recebendo em média 7 mil romeiros por mês, que vêm de vários lugares do Brasil e do mundo e encontram aqui espaço para a oração e meditação. Hoje em dia, o seminário está fortemente presente no turismo religioso do Vale do Paraíba, ocupando posição de destaque no Plano Regional de Turismo, da chamada Região da Fé. Sendo o 1º dentre os atrativos turísticos consolidados em Guaratinguetá (SP). E o 4ª no ranking regional – atrás do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), seguido do Santuário Pai das Misericórdias e da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

Segundo o guardião do Seminário, Frei João Francisco, a visita ao convento é “uma oportunidade de encontro com Deus, consigo, com os outros e com a natureza”. Tudo neste espaço sagrado servirá como instrumento para reencontrar a paz interior e o sentido pleno da existência. Ao chegarem no seminário, os visitantes são recebidos pelos frades, postulantes e colaboradores, em seguida recebem as Pílulas de Frei Galvão, que são preparadas e distribuídas no próprio convento, e conhecem os atrativos turísticos, passando pela: Exposição Internacional de Presépios; Exposição Franciscana; Gruta de Nossa Senhora de Lourdes; Imagem de Nossa Senhora de Fátima, com mais de 10 metros de altura; Via-Sacra Franciscana; Claustro com canto gregoriano e banners que relatam a história de vida, canonização e alguns milagres de Frei Galvão; e o Bazar de Artigos Religiosos.

Aberto diariamente, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, o Seminário está localizado na Avenida Integração, 151, bairro São Bento – Guaratinguetá (SP). A visitação é gratuita! Para mais informações: (12) 3132-6233 | (12) 98225-9409 – WhatsApp | freigalvao@franciscanos.org.br.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará.