Início Artigos Pise no freio

Pise no freio

2873
0
freio
Imagem ilustrativa extraída do hflubrific.com
Por Diego Nascimento
Eu preciso confessar algo: gosto muito de dirigir. Seja na cidade ou pelas estradas assumir o comando de um automóvel faz com que eu desfrute de uma fantástica sensação de conforto. Por outro lado, liderar uma máquina sobre quatro rodas que ao menor descuido pode ferir outras pessoas é uma grande responsabilidade. Já perdi a conta de quantas vezes precisei frear por causa da imprudência de uns e ousadia de outros. É a famosa direção defensiva.
A vida profissional reflete a mesma intensidade do trânsito e para que haja um bom fluxo na tomada de decisões existe o momento certo para acionar os pedais do acelerador ou do freio. Durante uma fase de minha carreira atingi altas velocidades em meus serviços, a ponto de fechar os olhos para coisas simples ao meu redor. Após muita reflexão percebi que era um workaholic, ou seja, um viciado em trabalho.
Engana quem pensa que escrevo esse artigo sentando em uma cadeira de praia à beira mar. Continuo trabalhando muito. Exerço funções novas e, a cada dia, tenho recebido mais desafios como jornalista, gerente, professor, consultor e palestrante. A única diferença é que aprendi a conduzir minha jornada dentro de uma velocidade onde tenho conseguido oferecer atenção a detalhes pequenos da minha existência. Meu organismo deu um sonoro “Obrigado” por meio de resultados de exames que disseram estar “tudo em ordem”.
Ter a oportunidade de praticar o verbo trabalhar é uma honra. Sabe aquele sentimento de prazer que você sente quando está comendo chocolate? Acontece comigo, mas quando estou atuando. A diferença é que aprendi a “pisar no freio” e manter uma direção sadia, segura e constante no meu conjunto diário de profissões. O mais importante disso tudo é que continuo a correr atrás de meus sonhos, projetos e criando oportunidades que espero ter a chance de contar aos meus netos.
A Bíblia, no livro de Provérbios 16:32 diz,mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. ”  A ambição (no sentido positivo da palavra) é minha companheira e me incentiva a passos mais largos. Mas ter equilíbrio é o segredo para uma carreira de sucesso e uma vida saudável. Você está conduzindo seu cotidiano em alta velocidade, a ponto de não perceber quem está a sua volta? Tenho uma grande recomendação: vá com calma! Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará