Início Artigos Primeiros socorros podem salvar vidas em situações de emergência

Primeiros socorros podem salvar vidas em situações de emergência

1408
0
Imagem meramente ilustrativa extraída do vivomais.com.br
De repente, você se vê no meio de uma situação de emergência. E aí, o que fazer? A prestação de atendimentos emergenciais é de vital importância e, em muitos casos, pode salvar vidas.
Lilian Aparecida Pisani Rocha Gomes, enfermeira e docente da área de saúde do Senac Guaratinguetá, explica que primeiros socorros são procedimentos aplicados em situações de emergência que podem ser aplicados em vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com o intuito de manter os sinais vitais da pessoa e evitar o agravamento do quadro até a chegada do atendimento especializado.
“Esta ação pode ser individual ou coletiva, até que o socorro, seja o SAMU (192) ou o Corpo de Bombeiros (193) esteja no local para prestar a assistência mais detalhada e definitiva”, destaca.
São conhecimentos simples, que muitas vezes diminuem o sofrimento e evitam complicações futuras. Porém, deve-se saber que, nessas situações, é importante manter a calma e verificar se a prestação do socorro não trará riscos para a vítima. “Saber prestar o socorro sem agravar ainda mais a saúde da vítima é fundamental. Além disso, a prestação dos primeiros socorros não exclui a continuação do atendimento especializado”, afirma Lilian.
Atitudes corretas
Algumas atitudes fazem a diferença durante uma situação de emergência, como:
  • Nunca tome atitudes das quais não tem conhecimento no intuito de ajudar, apenas auxilie dentro de sua capacidade.
  • Tenha calma, bom-senso e discernimento
  • Agir rapidamente, porém respeitando os seus limites e o dos outros.
  • Transmitir à vítima tranquilidade, alívio, confiança e segurança e, quando estiverem conscientes, informar-lhes que o atendimento especializado está a caminho.
  • Utilize conhecimentos básicos de primeiros socorros.
Veja como lidar em algumas situações de risco dentro de casa
Tipos mais frequentes: queimaduras, sangramento do nariz, intoxicação, cortes, choque elétrico, quedas, entre outras. A enfermeira e docente da área de saúde do Senac Guaratinguetá dá algumas dicas de aplicação de primeiros socorros. Importante lembrar que os procedimentos não substituem o atendimento especializado.
  • Queimaduras: coloque a região afetada debaixo da água fria por 15 minutos (no caso de queimadura por objetos quentes); evite esfregar qualquer tipo de produto; não fure as bolhas que podem surgir.
  • Sangramento do nariz: sente e incline a cabeça para frente para parar o sangramento; aperte as narinas com o polegar e indicador durante pelo menos 10 minutos; ao parar o sangramento, limpe o nariz e a boca sem fazer pressão utilizando uma compressa com água morna; não assoe o nariz durante pelo menos 4 horas.
  • Intoxicação: chame ajuda médica; identifique a fonte do envenenamento; mantenha a vítima calma.
  • Cortes: faça pressão sobre o local com um pano limpo; lave com água e sabão após estancar a hemorragia; cubra o ferimento com um curativo ou pano limpo; evite retirar objetos que estejam perfurando a pele.
  • Choques elétricos: desligue o quadro geral de energia; afaste a vítima da fonte elétrica utilizando objetos de madeira, plástico ou borracha; deite a vítima para evitar quedas e fraturas após o choque elétrico; chame uma ambulância.
  • Quedas: acalme a vítima e observe a presença de fraturas ou sangramentos; pare os sangramentos, caso seja necessário, aplicando pressão no local com um pano limpo ou gaze; lave e aplique gelo sobre a região afetada.
  • Engasgo: peça para a vítima tossir fortemente cinco vezes; caso o engasgo continue, fique de pé atrás da vítima, passando os braços em volta do tronco; cerre o punho da mão sobre a boca do estômago da pessoa e faça pressão para dentro e para cima, como se fosse desenhar uma vírgula; repetindo até ocorrer a desobstrução.
  •  Divulgação: KMS. Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará