Início Artigos Salão de beleza: como obter sucesso nesse segmento?

Salão de beleza: como obter sucesso nesse segmento?

812
0
beleza
Foto/divulgação: Clínica Novalis
Dedicação, capacitação e muito conhecimento da área podem ser diferencial para se destacar em meio a tantos concorrentes.
Um dos setores que mais recebeu investimentos no Brasil nos últimos tempos foi o de beleza e estética. Para se ter uma ideia, segundo dados divulgados pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), cerca de 7 mil salões de beleza são abertos por mês em todo o território nacional. Ao todo, são mais de 300 mil negócios formalizados nas categorias MEI, Micro e Pequena Empresa.
Os dados também destacam que, se for considerado o alto grau de informalidade destas atividades, os números são ainda maiores e ultrapassam a casa de 1 milhão. Mas como se destacar em meio a tantos concorrentes?
A docente da área de beleza e estética do Senac Guaratinguetá, Larissa Vieira Parussulo, dá algumas dicas de como identificar as necessidades e oportunidades para transformar em sucesso um salão de beleza. Segundo ela, as limitações podem ser levantadas por meio da análise de alguns pontos estratégicos, como a localização dos negócios, o tipo de cliente que irá atender e o conceito de moda.
Dificuldades financeiras
Uma das principais dificuldades para quem atua nessa área é a questão financeira, sendo o baixo capital de giro a principal delas, junto ao atraso no pagamento de funcionários, matéria-prima e aluguel do ponto.
Para fugir desses problemas, a docente sugere algumas dicas. “É importante elaborar um planejamento semanal, mensal e anual. Além disso, analisar os resultados, como o atendimento externo e interno e a análise comparativa do mercado, podem ajudar a obter resultados positivos”, orienta Larissa.
Fidelização de clientes 
A qualificação do profissional é a primeira ação positiva rumo ao profissionalismo e sucesso de qualquer empreendimento, pois isso pode contribuir na hora de fidelizar o cliente que está sempre em busca de serviços de qualidade, sobretudo quando o assunto é beleza e estética.
“A fidelização está na razão direta do bom atendimento e da identificação do cliente com o estabelecimento. O nível de atratividade do salão de beleza implica em treinamento dos funcionários, desenvolvimento de layout especializado, marketing regional e planejamento total”, completa.
Serviços oferecidos
Para oferecer serviços de qualidade aos clientes, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado, o que permite que o profissional tenha visão do mercado onde atua, de suas tendências e daquilo que é moda. Assim, é possível identificar o nível de interesse dos consumidores em relação aos produtos e serviços oferecidos.
A docente finaliza destacando a importância de se dedicar àquilo que faz. “Fazer o que se gosta é essencial na busca da excelência profissional. A dedicação, o devotamento, conhecimento e interesse em atuar e trabalhar de forma digna e ética são valores que auxiliam efetivamente na concorrência entre empresas e serviços, finaliza.
Para quem gosta da área:
O Senac Guaratinguetá oferece alguns cursos na área de beleza e estética como Administração de Salão de Beleza, Depilação, Design de Sobrancelhas de Retirada de pelos com Pinça com Hena, Massagem Estética Modeladora e Técnicas Avançadas de Peelings.
Informações e inscrições: Pelo telefone (12) 2131-6300, pelo Portal www.sp.senac.br/guaratingueta..
Para quem deseja cuidar da beleza: 
Se você deseja excelente atendimento e qualidade, nós temos a dica: Clínica Novalis, localizada na Rua Tamandaré, nº 255, Centro de Guaratinguetá
Divulgação: KMS. Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará