Início Artigos AMAR TAMBÉM É DIZER NÃO AOS FILHOS!

AMAR TAMBÉM É DIZER NÃO AOS FILHOS!

1445
0
Ana Cecília Amaral (Pedagoga e Conselheira Tutelar)

Quando dizemos NÃO estamos ensinando as crianças a descobrir limites entre “o certo e o errado”. Colocar regras ensina o filho o que pode e o que não pode e isso se torna fundamental para um bom desenvolvimento da identidade emocional da criança.

Nem sempre é fácil dizer NÃO aos filhos. Os pais devem estar preparados para ouvir choros, reclamações, caras emburradas. Mesmo com essas “chantagens emocionais” devem continuar firmes. Dizer NÃO faz parte da educação e é um dos tópicos importantes para a criação dos filhos. É muito importante explicar o porquê do NÃO.

Quando uma criança recebe um “NÃO” ela começa a aprender a lidar com um novo sentimento muito comum a ser enfrentado na vida adulta: “frustração”.

A criança que desenvolve a capacidade de lidar com a negação e entender que tem limites definidos conseguirá passar pelas outras fases do desenvolvimento sem sofrimento maior quando perceber que certas coisas não darão certo para ela. Irá enfrentar melhor as dificuldades que surgirem na sua vida adolescente e adulta.

“O  NÃO de hoje, fará o grande homem de amanhã. Diga NÃO ao seu filho quando necessário”

Ana Cecília Amaral (Pedagoga e Conselheira Tutelar)